terça-feira, 22 de novembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE O QUE OUVIR


Eu estava conversando com uns amigos e colegas quando surgiu o assunto: o cristão pode ou não ouvir música secular? É pecado? Cada um tinha sua opinião e não foi por força e nem opinião própria que isso foi resolvido mas sim pela própria Palavra de Deus, que é nosso alimento.

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que tem em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6.14)

Não vou dizer que é pecado ou que não é e nem se pode ou não pode, criando uma regra e virando fanático. Existem muitas coisas na vida cristã que podemos fazer. Muitas não são boas e não ajudam em nada em nossa vida espiritual, não posso dizer que é pecado.

A canção a Deus é inexplicável. Uma canção dada a Deus quando estamos louvando de todo nosso coração nos leva onde não sentimos dor, onde ninguém pode explicar tal feito. Isso é maravilhoso demais!

Já a música secular não me levará onde uma canção a Deus me leva e também não me fará ser mais íntimo com Deus. Pelo contrário, acho que muitas das vezes faz a pessoa esfriar suas melancolias. Uma pergunta que faço é: “Por que os filhos de Deus querem curtir um som que não edifica ou glorifica a Deus, enquanto que tem sons feitos por Deus que fazem isso?” E aí repito o versículo de 2 Coríntios 6.14: “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que tem em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6.14)

Eu já escutei colegas e amigos dizendo para eu ouvir mais músicas seculares para aprimorar meus ouvidos. Diziam que isso me ajudaria a melhorar meus ouvidos e meu canto. Eu penso que um talento dado por Deus não será aprimorado por coisas do mundo, mas como disso, não direi que é pecado e nem que não é, mas afirmo que música secular não me levará a ter mais intimidade com Deus.

Na conversa com os amigos, um deles me disse: Se vocês estão no meio de gente que só fala palavrão, logo seus ouvidos se acostumarão com isso e pode ser que isso leve você a se corromper e fazer o mesmo. Bom, eu não questionei, mas achei uma boa explicação. Isso quer dizer que se nós escutarmos música secular podemos ser afetados por suas letras e isso pode trazer um efeito negativo em nossas vidas. Ele também deu um exemplo legal que diz: Se você enche sua cabeça com as letras de músicas seculares, não me diga que não vai ter efeito em sua vida. Claro que vai. Se você enche um copo com suco de goiaba, cheio de suco de goiaba será. Se você encher sua mente com a porcaria do mundo, cheia dessa porcaria ela ficará. Isso foi dito por ele.

A realidade é que hoje tem uma expressão muito chata no meio cristão: Nada a ver. Maldita expressão que tem feito muitos de nós cairmos no erro.

Deus com certeza quer levantar jovens fortes, como diz Sua linda Palavra em 1 João 2.14b “Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o maligmo.”

Jesus escolheu cada um de nós para louvarmos o seu nome. Somos escolhidos dEle! Não somos perfeitos mas temos um Salvador perfeito que quer usar nossas vidas.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

Toda honra e toda glória seja dada a Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Por Romário Santos e Diego L.



2 comentários:

  1. a paz do Senhor pssoal.esse projeto de missão é um benção o ee-taow,que a cada dia o Senhor venha nos abençoar +e+ e que Ele coloque em nossos corações a chama por missões cada vez mais acesa."missão está no coração de Deus"

    ResponderExcluir
  2. a biblia diz"idi por todo o mundo e pregai o evangelho"temos uma missão e não podemos desistir de cumpri-la por causa dos ataques de satanas,pois ele já é um perdedor e nós somos mais que vencedores,tauvez vc está lendo este comentário e ainda não tem cede por missões mas em nome de Jesus preste atenção, Deus quer que vc fassa parte de uma geração cheia do poder do espirito santo do Senhor, que não se prosta diant de satanás mas que levanta cabeça e vai pra luta com a certeza da vitória porque nós servimos a um Deus que é Deus dos deuses,Ele e só Ele tem todo poder,nunca dezista,e a paz do Senhor.

    ResponderExcluir