quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO


Uma das formas mais usadas por Jesus no seu ministério foi a aplicação de parábolas. É-nos necessário valorizar a sua importância e o seu verdadeiro significado exatamente por causa daquilo que ela está dizendo, então, assimilamos mais profundamente a sua devida aplicação. Toda parábola aplicada por Jesus nos ensina muitas verdades positivas para a nossa conduta espiritual. Escolhi para este texto a parábola do Filho Pródigo (Lc 15.11-32). Quando Jesus narra esta parábola Ele simplesmente está atingindo a mente dos fariseus e escribas que em sua pomposidade espiritual tinham pessoas como o filho pródigo como totalmente irrecuperáveis, pessoas que jamais seriam alvo da misericórdia de Deus e eram incapazes de obter êxito no projeto divino da redenção, e por este pensamento as ignoravam totalmente.
Mas, observemos o que Jesus pensava delas. Jesus proclama como lição inicial que todos os pecadores podem ter um novo começo, há a possibilidade para o novo nascimento, pois é Ele que veio para dar esta oportunidade aos que estavam (estão) à margem da sociedade e muito distante de Deus.
Observando isto, atrevo-me a perguntar: Quem se habilita a questionar a sua misericórdia? Alguém quer limitá-la ou torná-la nula? Obviamente, que diretamente, não. Porém, muitas vezes agimos assim: ou queremos ser mais conhecedores do coração humano do que Deus e somos implacáveis em julgamento punitivo e/ou nos tornarmos mais misericordiosos do que Deus, e nos erros condenados pela Palavra somos omissos.
Bem, mas o que nos mais interessa aqui é que esta parábola revela em ações o amor de Deus na pessoa do pai do filho pródigo, que não sussurrou nenhuma palavra de condenação ao ter o filho de volta, simplesmente o recebeu com mesmo amor de quando o viu partir.
Em segundo lugar compreender que há somente Um a que você pode recorrer, e somente uma coisa a fazer. Veja que “Ninguém lhe dava nada”. Abandone a terra distante. Levante-se dentre os porcos e as bolotas. Em terceiro lugar aceite os presentes do pai. Principalmente a oportunidade para um novo começo.
Por Ev. Wellington Lopes Cardoso 


Um comentário:

  1. É lindo isso, a manifestação declarada da causa de não sermos consumidos. Jesus não só mostra que é possível reverter a situação como o interesse pessoal de Deus em que a situação se reverta. ALELUIA!

    ResponderExcluir