segunda-feira, 4 de junho de 2012

O FIM DA FÉ: A SALVAÇÃO DA ALMA


“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(1 Ts 5:23)

Louvado seja o Senhor porque Ele trabalha em nós para salvar todas as partes do nosso ser! À luz da Bíblia, vemos que o ser humano possui três partes: espírito (Jó 32:8; Pv 20:27; Zc 12:1) para receber Deus, que é Espírito (Jo 4:24); corpo (1Co 6:18-20) para interagir com o meio físico e alma (Gn 2:7; Sl 42:2; Lc 1:46) que é o homem propriamente dito, sua pessoa e personalidade. Graças à obra de Cristo na cruz, quando cremos Nele e O confessamos como nosso Senhor e Salvador, recebemos em nosso espírito uma nova vida, a vida de Deus (Jo 1:12; 3:3, 5-7; Rm 10:9-13). Em nosso espírito agora habita O Espírito! O nosso espírito está salvo!

A salvação do corpo se dará na segunda vinda de Cristo: quando ressoar a trombeta de Deus, os mortos em Cristo ressuscitarão e, juntamente com os vivos, serão arrebatados, entre as nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares (1 Ts 4:16-17). A isso a Bíblia chama de redenção de nosso corpo (Rm 8:23), quando nosso corpo de corrupção, nosso corpo natural, ressuscitará em corpo de incorrupção, em corpo espiritual (1 Co 15:42-44).

Portanto, uma vez que já fomos regenerados, só nos resta nos preocupar com a salvação da nossa alma. Foi diante desse quadro que Pedro nos encorajou a obter "o fim da nossa fé: a salvação da nossa alma." (1 Pe 1:9) Como então podemos dar esse último passo para alcançarmos uma salvação completa? O segredo está nas palavras de Jesus em Mt 16:24-25: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida [da alma] perdê-la-á; e quem perder a vida [da alma] por minha causa achá-la-á." Não há outra maneira de salvarmos nossa vida da alma se não negando-a. Dia a dia, o nosso sentimento deve ser de negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e, assim, seguir o Senhor.

A nossa alma foi criada para ser um instrumento para servir a Deus, mas, desde o pecado em Adão, o ego humano cresceu, e nossa alma tem sido até um instrumento usado por Satanás. Vejamos o contexto em que os versículos acima estão inseridos:

16.21   Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.
16.22   E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
16.23   Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

É muito fácil identificar o lado mau de nossa vida da alma, porém seu lado bom é extremamente difícil, pois se confunde com o viver espiritual. Sempre apreciamos o que fazemos de bom: o comportamento refinado, a dedicação em agradar a Deus, a preocupação com as pessoas. Não conseguimos ver o perigo que há por trás disso. Perceba que Pedro usou de sua compaixão, o melhor lado de sua alma, para impedir que Jesus sofresse, mas, pela resposta do Senhor, vemos que até o lado bom de nossa alma é usado por Satanás. Amado leitor, isso deve nos impressionar! Por melhores que sejam, quando damos espaço para nossas próprias vontades e opiniões, na verdade estamos dando espaço para o inimigo de Deus agir! Que advertência!

Como então caminhar tendo nós tal coração desesperadamente corrupto (Jr 17:9)? A resposta está em nosso espírito. Em nosso espírito habita o Espírito, e se pendermos ao Espírito o resultado é vida e paz (Rm 8:6). Que maravilhoso! Cristo em nós é a esperança da glória! Quanto mais nos esvaziamos de nós mesmos, mais da vida de Deus é acrescentada. Se exercitarmos nosso espírito por meio de invocar o nome do Senhor e ler a Sua palavra com oração, pouco a pouco seremos transformados e, por fim, estaremos prontos para reinar com Ele. Não vamos mais deixar nossa alma agir sozinha, mas antes vamos negá-la para que o Espírito a conduza. Que a palavra de Deus possa agir eficazmente em nós!

"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hb 4:12

Por Marcelo Andrade (baseado no livro Os Perigos do Lado Bom da Alma, de Dong Yu Lan, publicado pela Editora Árvore da Vida).

13 comentários:

  1. Amémmm,...Precisamos realmente olhar para a volta do Senhor, o Senhor precisa de nós, que cada dia mais olhemos para a sua vontade, o que está nos eu coração, assim pregando o Evangelho do Reino a toda terra habitada e negando a nossa vida da alma, e reinaremos com o nosso Senhor!!! VEM SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  2. Ò Senhor Jesus! Precisamos permitir que o Senhor trabalhe em nós... Só conseguimos negar a nós mesmo se estiver no Espírito, em comunhão com a palavra e invocando o nome do Senhor. Amém por essa palavra!

    ResponderExcluir
  3. QUE MARAVILHA... MUITO BOM... A VIDA DA ALMA É UMA REALIDADE QUE DEVE SER MUITO OBSERVADA E NEGADA, POIS ELA PODE NOS LEVAR AO "INFERNO". ISSO É REAL, É PRECISO ALERTARMO-NOS.

    ResponderExcluir
  4. Amém, Maravilhoso Esse texto, pois muitos enxergam claramente o lado ruim do pecado da nossa alma, mais o lado bom, não, ai é onde se encontra a raiz de todos os males. Na Verdade o mau do homem se inicia no lado bom da alma, querer agradar a Deus Com Nossas Próprias forças.

    ResponderExcluir
  5. Aleluia porr Cristo Jesus, por sua vinda podemos hoje ter pleno acesso ao Pai.Satanás é muito astuto e sabe exatamente como provar-nos, ele sabe claramente tocar em nossas feridas de um modo quase que imperceptível, e é por isso que temos de nos voltar a Deus. Na história da humanidade jamais houve homem semelhante, que pai daria seu próprio filho para salvar pessoas que na maioria das vezes só o aborrecem? Fazer a vontade do Pai é também crer nele, a todo tempo, inconsequente e independentemente de qualquer situação.Sabermos identificar as armadilhas do inimigo depende do contato que temos com o Senhor, ele nos ama, e por isso nao quer que soframos, e se dependermos dele nao iremos sofrer, temos de aprender a aceitar e a confiar nos caminhos do Senhor, ele sabe exatamente o que é bom para nós.Que Jesus Cristo possa reinar a todo tempo no decorrer de nossas vidas, que possamos segui-lo e aprendermos com ele, a julgarmos menos e agirmos mais, a pararmos de sofrer pelas nossas escolhas e orar pelas escolhas de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Helen Machareth de Morais4 de junho de 2012 às 22:49

    Aleluia!!!! Jesus Cristo é o Nosso Senhor!!!! Que possamos cada dia mais aprender a deixar de lado nossas próprias vontades e permitir que o Senhor realize a Sua vontade em nós. O Senhor entregou a vida pela nossa salvação!!!!!! Hoje devemos entregar a nossa vida da alma para que Ele possa trabalhar em nós, nos transformar e nos moldar de acordo com o Seu bom prazer.O Senhor não nos criou para vivermos esta vida terrena sem propósito, mas há um Sentido para a Vida Humana. O Senhor tem um propósito muito especial para nossas vidas!!!! Aleluia!!!!!!!!! Ó Senhor Jesus!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eliane Paes Leal Brito5 de junho de 2012 às 12:24

    Graças ao Senhor podemos receber essas palavras e compreender a vontade de Deus que é encher-nos da Sua vida. Quanto mais negamos a nós mesmos, mais da vida divina é acrescentada em nós. Como almejamos viver por essa vida, cumprindo assim a vontade de Deus na terra. Bem aventurados aqueles que ouvem e praticam estas palavras. Amém!

    ResponderExcluir
  8. OH SENHOR JESUS!!!!! Recebemos uma nova vida em nosso espírito! O ESPÍRITO hoje habita em nós! Como é maravilhoso saber que podemos ter contato com o Pai, o Filho, o Espírito e toda a obra que o Senhor realizou por nós! Realmente, o negar a vida da alma, não é um caminho fácil. Mas o Senhor já deixou tudo preparado! Agora precisamos obedecer, ser submisso ao Seu falar quando, pelo espírito, Ele expor a nossa vida da alma. Tudo o que precisamos é obedecer e segui-Lo! Que o nosso Senhor possa ver em nós servos que O amem verdadeiramente e tenham esse encargo de crescer e ajudar outros a crescerem bem fundamentado em nosso coração! O REINO ESTÁ PRÓXIMO, EU QUERO FAZER PARTE!

    ResponderExcluir
  9. Rostana Cristina Nunes10 de junho de 2012 às 13:57

    Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.(Rm 10:13).
    Óh! Senhor JESUS! Amém!
    JESUS É O SENHOR!.A Cada dia ele vem abrindo os meus olhos para enxergar mais a vida dele em minha vida espiritual, mesclando e desvendando o véu...para com que eu negue a vida da minha alma e cresça nele!!Quero esse encargo de obedecer e segui-lo!!

    ResponderExcluir
  10. Graças ao Senhor pela oportunidade que Ele está dando a cada um que tem invocado o Seu nome. Também li esse livro e já ouvi muito sobre isso, mais como é difícil perceber quando estamos servindo o Senhor no lado bom da nossa alma porque do lado mal é muito fácil de identificar. O importante é viver em comunhão com Senhor sempre para Ele nos mostre como se deve viver e andar no espírito, e não do lado bom de nossa alma é importante ter ( discernimento ) e isso é fundamental na vida da igreja. E que o Senhor abençoe a todos. Em Cristo Jesus é o Senhor!

    ResponderExcluir
  11. Valéria Ferraz Barreto12 de junho de 2012 às 13:32

    Este livro é maravilhoso poque nos ajuda a identificar o tão perigoso "lado bom da alma". Aleluia pelo invocar que nos conduzà negação da vida da alma para a edificação do corpo de Cristo com vista ao Reino!! Aleluia!!Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor Jesus e a sua vontade para nós que é reinarmos com Ele e levar outros também a reinar!!Glória a Deus por esta maravilhosa comunhão on line!!

    ResponderExcluir
  12. Isso é Amor, podemos ver a nossa verdadeira condição e o caminho sobre modo excelente para seguimos o de espírito e vida sempre levando as nossos pensamentos a cruz. Que o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo!

    ResponderExcluir
  13. AMÉM,GRAÇAS AO SENHOR JESUS,QUE VEM NOS ILUMINANDO E NOS MOSTRANDO O CAMINHO PARA QUE NÓS VENHAMOS REINAR JUNTAMENTE COM ELE,E ESTE CAMINHO É NEGAR NOSSA VIDA DA ALMA,TOMAR NOSSA CRUZ E SEGUIR O SENHOR,...(NEGAR E SEGUIR)

    ResponderExcluir