sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A VIOLÊNCIA: DE CAIM ATÉ A CIDADE DO RIO DE JANEIRO


A Bíblia em suas primeiras apresentações sobre o homem em seu estado de queda, de separado da comunhão com Deus, já fornece este relato: “Disse Caim a Abel, seu irmão: vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou” (Gn 4.8).

A partir deste lamentável ato de Caim, inicia-se o percurso mundial da violência. Deus em sua sublime  justiça  elimina  através  do  dilúvio  toda uma geração perversa (Gn 7.22), pois assim afirma a Bíblia: “A terra estava corrompida à vista de  Deus  e cheia de violência” (Gn 6.11). Deus poupa a Noé, sua esposa, seus três filhos e suas três noras dentro da arca que mandou construir (Gn 7.1). Passado o dilúvio dos filhos de Noé vieram novas gerações e a violência novamente toma o seu maldito percurso.
Antes de chegar até os nossos dias nós vamos encontrar nos relatos históricos da humanidade que a violência foi até prioridade em muitos povos, ou contra muitos povos. Só um simples exemplo: Hitler x judeus. Observamos que o pecado que habita naturalmente no homem e as fortes influências de Satanás sobre este para que o mesmo se afaste de Deus e se envolva cada vez mais com o pecado tem se alastrado por centenas e centenas de anos chegando até aos nossos dias e de uma forma particular na cidade do Rio de Janeiro. Acredito que chegou ao ponto que chegou tão simplesmente por que a violência não compreende somente o uso das armas, mas primeiramente por que os que consomem as drogas são tão violentos quanto os bandidos traficantes, pois sustentam seus vícios com dinheiro muitas vezes ilícitos, como também gastam o fruto do seu suor naquilo que não é pão (Is 55.2).
Nota-se que se o Estado quiser combater tais atrocidades ele combate. Infelizmente demorou muito esta atual atitude, mas mesmo assim já trouxe um pouco de tranqüilidade aos honestos e antes intimidados trabalhadores do complexo do Alemão. Certamente a Igreja no Rio de Janeiro tem orado e evangelizado e agora se abre um espaço ainda maior para que ali o Reino de Deus se estenda ainda mais. Alguns se envolveram com os violentos traficantes por que criam que podiam ou deveriam ser “respeitados” tais como estes diziam ser. Porém, em Provérbios 24.1,2, somos avisados por Deus a ficarmos longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal."
É necessário que nós oremos por estes que estão envolvidos com o crime e por aqueles que combatem o crime. Pois Deus não tem prazer na morte do perverso e quer que este se converta dos seus caminhos e viva (Ez 18.23). A violência é um resultado do total afastamento do homem da presença do seu criador que tanto o ama e quer vê-lo salvo da sua vida de pecado e participar dAquele grande dia, o dia do arrebatamento da igreja. Lembre-se que a morte de Jesus na cruz foi um ato de muita violência. Mas, ele tudo suportou para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Amém!
 (Por Ev. Wellington Cardoso - publicado no informativo Ee-taow Dezembro 2010) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário