sábado, 4 de dezembro de 2010

2010: PROVANDO A FIDELIDADE DE DEUS

UM TESTEMUNHO

Tive um pouco de receio de escrever e publicar este texto. Não que trouxesse palavras que não dizem a verdade, intuito deste blog, mas porque poderia parecer que o Ee-taow é um blog particular meu. Mas decidi escrever, pois creio que pode ser edificante para algum leitor.
Estas palavras escrevo em gratidão ao meu Deus pelo ano de 2010. É... o ano está acabando. Olhando pra trás, no transcurso de minha vida durante este décimo ano do novo milênio, sou muito grato por tudo o que Deus fez, e continua fazendo.
Para começar, retornarei a 2009. Ano passado passamos, eu e minha família, por um momento crítico nas nossas vidas. Deus decidiu tomar para si a minha vó Luiza. Companheira, amiga, intercessora, amável... são tantos elogios à velhinha baixinha que nos deixou saudades. Mas Deus a quis tomar para si. Embora, a princípio, tenhamos ficado um pouco contrariados, aceitamos a vontade dEle.
Não havia passado no vestibular e tinha dúvidas se tentaria novamente. Mas decidi tentar. O ITA era meu objetivo. No fim do ano, o cansaço já dominando, passei a simpatizar com a ideia de ir para o IME se não conseguisse ser aprovado no ITA.
As batalhas nos estudos preparatórios foram grandes, muitas palavras negativas, mas o Senhor me ajudou e cheguei à prova do IME. Pedi a Deus que eu passasse, pois não queria decepcionar minha família e também não aguentava mais um ano de estudos. Fiz as provas confiando no Senhor, principalmente quanto à prova de Física, pois passei muito mal durante o exame. Confiei e dia 7 de dezembro recebi a notícia que havia sido aprovado no IME. Quanta alegria! Fui fazer a prova do ITA, mas depois delas percebi que não passaria, e era melhor ir para o IME.
Era hora de me preparar para o exame físico. Nunca havia feito uma flexão de braço na minha vida. Barra era um terror para mim. Mas treinei. Passamos o ano em família, e a primeira semana de janeiro foi muito boa, apesar de eu saber que seria a última como morador da minha casa... passaria a ser visita.
Cheguei ao Rio de Janeiro, onde fica o IME, no dia 10 de janeiro. Fomos recebidos. Fato que me alegrou muito foi que o Capitão nos deu boas vindas falou que nós havíamos sido aprovados num concurso público. Me alegrei porque vi o cumprimento de uma profecia que recebi numa oração em Messejana mais de dois anos atrás. Logo realizaram-se os exames físicos. Passei na corrida, flexão e abdominal, mas fiquei reprovado na barra. Teria mais duas semanas para treinar. Essas duas semanas realmente, admito, foram de tensão. Raras as vezes que eu via resultado nos treinamentos, e sempre questionava a Deus sobre suas promessas em minha vida. Num desses momentos surgiu uma música:

Meu Deus, ensina-me a acreditar em tuas promessas,
Ensina-me a andar em teu caminho,
Teus planos para mim são mais altos que os meus,
Teus propósitos para mim acalentam meu viver.

Meu Deus, ensina-me a ouvir a tua voz,
Ensina-me a cumprir o teu querer,
Tu me dás forças pra lutar, segura em minha mão pra eu não tropeçar,
E me faz vencer por ti.

Meu Deus, em ti me esconderei,
E sob tuas asas me abrigarei,
Meu Deus, em ti esperarei,
E em teu amor eu confiarei.
A tua luz me alcançou e hoje eu salvo estou, por ti, Meu Deus.

Louvo a Deus porque, desde que vim para o Rio, Ele me proporcionou momentos maravilhosos a sós com Ele, coisa que não tinha costume em Fortaleza. A minha relação com Ele cresceu muito, mas ainda há uma longa jornada nesse conhecimento dEle que quero andar. Mas voltando ao testemunho, vamos contar os milagres grandes...
As duas semanas de treinamento passaram, e chegou o dia do exame. Pedia muito a Deus para concretizar o que Ele tinha para fazer em minha vida, lembrando sempre daquele versículo do Salmo 90: “Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos”. É, mas Deus tem seus planos... não fui aprovado. Tinha que voltar para o meu Ceará... Fiquei muito, muito triste mesmo. Mas estava sendo testado...
Passei um fim de semana maravilhoso na casa do meu irmão em Campinas, antes de ir para Fortaleza. O clima era diferente em casa, após aquela frustração. A minha mãe achou foi bom ter o filho dela perto dela denovo. Me inscrevi na Federal do Ceará mas não me empolguei para cursar, então decidi tentar denovo o ITA. As forças estavam poucas... quase sem conseguir estudar, na quinta feira daquela semana conversando com minha mãe sobre a tristeza que estava, ela perguntou sobre a possibilidade de eu ser chamado novamente. Eu respondi que era muito difícil, quase impossível, só um milagre. É, mas o meu Deus é um Deus de milagres, e daqueles grandes... no meio da conversa recebi uma ligação do IME. Perguntaram-me se eu ainda entava interessado na vaga. Ora se não... tinha que me apresentar na segunda-feira seguinte. Quanta alegria!
Observe bem o que aconteceu: um general, novo comandante da Ciência e Tecnologia do Exército, havia mandado reconvocar todos os que haviam sido reprovados na barra e matricular os excedentes  (que a priori estavam sem vaga). Na verdade, creio eu que o General dos generais, que nunca perde uma batalha, deu um recado pra ele pra que ele fizesse isso. Como Deus é grande e fiel!
Voltei pro Rio já como aluno. Fiquei muito feliz pelo retorno. Um novo período se inaugurou em minha vida. Foi maravilhoso conhecer cristãos verdadeiros ali dentro, na Associação Evangélica do IME (AEIME). Os estudos bíblicos e reuniões de oração me edificaram bastante, e tenho crescido muito através da convivência com eles.
Foram muitas lutas. Superei meus limites em 2010. Campo, semana de provas tensas, câmara de gás, enfim, se eu fosse listar e contar, esse post ficaria gigantesco. Mas, nas pequenas e nas grandes coisas vi a mão do Senhor agindo em minha vida. Consegui aprovação nos dois semestres e hoje congrego no Rio na Igreja Nova Vida do Catete, onde tenho sido muito abençoado também. Fiz amizades incríveis, fui confrontado várias vezes com o cristianismo que vivo e que prego e Deus tem me dado experiências maravilhosas, tanto íntimas, entre eu e ele, quanto através de outras pessoas, verdadeiramente cristãs, que conheci.
Em 2010, surgiu o blog Ee-taow, um sonho que Deus pôs em meu coração durante um congresso de missões na igreja onde congrego. Em 2011, pela graça do Altíssimo, se Ele assim o permitir, presidirei a AEIME, e desde já peço orações! Agora, dentro do avião indo de férias pra Fortaleza, só tenho a agradecer a esse Deus tão grande, tão santo, tão fiel, que é o nosso Deus. A cada dia, ele leva o nosso fardo, nos dando sua salvação (Sl 68:19). É isso... quero te encorajar a confiar no Amor do Senhor, no cuidado dEle, e atentar para as bênçãos que Ele te dá. Ele te ama, e deseja relevar-se mais e mais a você. Termino esse longo post com uma das máximas mais verdadeiras que há: Deus é Fiel!

Um comentário:

  1. Acompanhei de perto o percurso narrado aqui e as sensações e experiências que tive, também dariam uma longa página de postagem...
    O auge para mim foi no dia em que o nosso pai me ligou dizendo que nao tinha dado certo a tao temida "barra" e que ele estaria voltando, desliguei o telefone com um nó apertado na garganta e um misto de vergonha e de decepção se apoderaram de mim fazendo o meu corpo tremer e se arrepiar. Mas a sensação cruel foi logo acompanhada de uma confiança sobrenatural quando eu senti Deus falar ao meu coração "Este não é o ponto final, ainda não é o fim."
    Eu pensava que Deus nos surpreenderia dando ao meu irmao a sua força sobrenatural e capacitando-o a subir naquela barra. Mas Deus queria fazer diferente. Deixar claro que Ele é gracioso e realmente faz tudo com suas proprias mãos e está no comando de tudo. A glória maior, o mérito todo, o brilho dessa vitoria tinha que ser totalmente de Deus. E assim o foi.

    ResponderExcluir