terça-feira, 23 de novembro de 2010

DÊ ADEUS AO EVANGELHO FALSO!


Estou lendo o livro de Jeremias, e fico intrigado ao imaginar o quanto o profeta foi usado pelo Senhor para anunciar Sua palavra àquele povo obstinado e o povo não atentou à voz de Deus. De todo modo eles tentaram calar a Jeremias: jogando-lhe em cisternas (Jr 38.6), injuriando-lhe para o prenderem (Jr 37.18) ou tramando sua morte (Jr 38.25).
Judá vivia um período muito delicado em sua história. A nação escolhida de Deus estava prestes a ser levada cativa à Babilônia, que àquela época, dominava praticamente todo o mundo oriental. O povo não admitia ir cativo, ser entregue nas mãos dos caldeus. Entretanto, o pecado que eles haviam cometido contra Deus era que estava fazendo com que isso acontecesse. Deus havia aliançado-se com Israel para ser o seu único Deus, mas Israel estava prostituindo-se com deuses pagãos. Apesar de Deus, pela sua infinita misericórdia, usar os profetas, como Jeremias, para um arrependimento genuíno, o povo recusou-se ouvir a voz do Altíssimo.
No meio do povo surgiram inúmeros falsos profetas. As palavras que eles diziam satisfaziam o ego deles, correspondendo ao desejo deles de não serem levados cativos. Mas aqueles eram profetas falsos, que pregravam só ilusão. O que eles falavam não era de acordo com a Palavra de Deus, e não se cumpriria. Israel iria cativo, e realmente foi, pois não se arrependeu. Jeremias, como voz de Deus, não profetizava mentiras, e sim a verdade, por isso, era perseguido.
Trazendo para contexto atual, vivemos tempos do fim, e é bíblico levantarem-se muitos falsos profetas. São pessoas que se dizem usadas por Deus mas que não pregram a verdadeira mensagem dEle. Auditórios lotados, multídões cativas, muita música, bonitos templos, produção de ponta, entretanto, pouco Evangelho. É muito mais falar sobre prosperidade, riquezas, promessas e vitórias do que conclamar o povo a seguir a Cristo. Prometer “mundos e fundos” alegando ser Deus o grande doador, sem levar ninguém aos pés da cruz. Talvez a cruz esteja estampada em templos, e até mesmo pendurada em pescoços, mas a mensagem que ela transmite está longe do coração. Interesses humanos inspiram falsas teologias, que enganam a muitos.
A Palavra da verdade, o sacrifício de Cristo, o sacrifício diário que nós devemos fazer, recomendado por Cristo em Mateus 10.38,39, está longe destes púlpitos. Multidões gostam de entretenimento, e desde quando a Palavra real, “mais penetrante que espada de dois gumes” é entretenimento? Carros novos, reconhecimento humano, emprego bom, vida social, e muitas outras dádivas humanas para cristãos carnais são ofertadas. A abundância de vida e a prosperidade espiritual de Jesus são desprezadas e esquecidas. A mensagem do sofrimento por amor a Cristo não sustentam “pequenas igrejas, grandes negócios”. Até parece que nunca leram Mateus 6.19 “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e o ladrão rouba”. Não afirmo que ser rico seja pecado. O pecado reside quando pomos o dinheiro na frente de Deus. “Aonde está o seu tesouro ali está o seu coração.” (Mt 6.21).
Mensagens falsas arrastam multidões, ludibriam a muitos com um Evangelho ralho e geram cristãos frios e doentios. Já está mais do que na hora de nos levantarmos para levar o Evangelho. Quero desafiar você a pregar a Verdade! A verdadeira cruz, o verdadeiro Jesus, o verdadeiro amor, o verdadeiro sacrifício, a verdadeira Vida, que é eterna ao lado do nosso Mestre! Talvez o seu público não seja grande. Talvez você seja enxotado, perseguido como Jeremias. Talvez não queiram te ouvir, pois a Verdade mexe com a alma, toca na ferida, mostra o pecado, mas se vier acompanhada de um coração aberto, encontrará morada e frutificará, restaurando a vida.
Encorajo-te a ser boca de Deus nessa geração para participar do mover que Deus está fazendo nesses dias, conclamando o povo a viver a verdadeira vida cristã baseada na fé e pregando o verdadeiro Cristo, que vive, reina e em breve voltará!
Maranata!
(Por Luiz Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário