segunda-feira, 10 de outubro de 2011

LÓGICA CRISTÃ


Há, na matemática, uma parte que estuda a lógica. São teoremas e mais teoremas que enchem a cabeça dos estudantes com condições... é tanto Se algo, então algo, ou Se, e somente se tal coisa acontecer... Quem já estudou isso sabe como dá um nó no juízo.

Queria lhe mostrar, caro leitor, que no cristianismo também tem lógica. Não quero abordar toda a lógica de nossa fé, mas apenas uma pequena parte que se encontra em Hebreus 3. O autor do livro vem posicionando Cristo como superior a Moisés. Moisés era apenas um servo de Cristo, que faria um trabalho muito mais excelente que o de Moisés. O irmão de Arão havia libertado o povo de Israel da escravidão do Egito enquanto que Cristo veio para libertar a humanidade do pecado.

Cristo habita em nós. Quando o aceitamos, o recebemos como Senhor e Salvador, tornamo-nos sua casa. No entanto, a salvação está condicionada. É como uma condição para o teorema poder ser aplicado: “Se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança ATÉ O FIM.” (v. 6).

Esse é só o começo das condições: no verso 7, o autor relembra o ocorrido com o povo no deserto, que não quis ouvir a voz do Senhor e não entrou na terra prometida. E hoje o Espírito Santo está sempre nos chamando e nos conduzindo a estarmos firmes. “Se hoje ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração.” (v. 7,8). Não podemos nos colocar obstinadamente contra Deus. Nosso coração muitas vezes está duro ao que Deus quer nos ensinar. Quando a Palavra, mais penetrante que espada de dois gumes, nos mostra algo que exige decisão e mudança, endurecemos o coração. Te encorajo hoje a amolecer seu coração! Não endureça seu coração! Ouça o Espírito de Deus e o atenda! Ele quer nos levar a níveis mais profundos de relacionamento com Deus.

Salvação exige fé. Ter fé é agir contra o visível. Muitas pessoas consideram loucura, mas é fé. Para sermos salvos, devemos mantermo-nos firmes na fé, na esperança. O autor continua nos advertindo a estarmos perto de Deus:

“Vede, irmãos, que nunca haja em vós um coração mau e infiel para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.” (v. 12,13)

Devemos suportar outros irmãos em fé, para que ninguém se afaste de Deus. É algo constante (observe bem TODOS OS DIAS e O TEMPO QUE SE CHAMA HOJE). O Senhor não quer que ninguém se perca, se distancie. Então, não fique distante nem deixe ninguém perto de você ficar com coração duro para Deus.

O pecado tenta nos sugar pra longe, no caminho oposto ao de Deus, deixando nosso coração frio, nossa fé fraca, mas Deus nos deu sua Palavra para nos avivar e seu Espírito para nos animar o coração e ainda colocou irmãos de carne para nos exortar a continuarmos caminhando com Ele!

Caro leitor, que estejamos firmes, sem coração endurecido, para não perdemos a nossa terra prometida, a Nova Jerusalém! Que fiquemos firmes até o fim!

“Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim.” (Hb 3.14)

SE permanecemos em Cristo, ENTÃO seremos salvos por Ele!

Por Luiz Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário