terça-feira, 27 de setembro de 2011

SALOMÃO E OS LÍRIOS DO CAMPO


Mt 6.28,29

Vemos dois paralelos nestes versículos, cujo fim é igualmente distante quanto o é o início. Dois caminhos que todos nós podemos seguir, mas que nos levam para realidades totalmente diferentes.

Um desses caminhos é o caminho de Salomão e o outro o caminho dos lírios do campo.

Salomão, conforme nos contam os registros bíblicos, foi o maior do reis de Israel. Teve um reinado próspero, de paz, muitas riquezas e poder. Porém, seguir pelo caminho de Salomão é escolher o poder que corrompe, é ter experiência com Deus e ainda assim construir para si ídolos, é se deixar levar pela glória que é dada pelo homem, é ser o mais sábio entre os homens mas esquecer-se de que essa sabedoria vem de Deus. Seguir por este caminho é seguir o caminho da auto-indulgência, da loucura da síndrome do poder. É seguir o caminho de um homem que passou a vida correndo atrás do vento.

De Salomão nós podemos dizer que sua maior sabedoria foi arrepender-se e declarar: tudo é vaidade e correr atrás do vento.

Muitas vezes agimos como Salomão, buscando auto-afirmação, prazeres, riquezas e poder que nos coloquem em uma posição de destaque entre os homens, passamos nossas vidas correndo atrás do vento.

Mas não é assim que Jesus nos ensina. Ele nos ensinou a sermos como os lírios do campo. Porque escolher o caminho dos lírios, é fazer a escolha da confiança na providência daquele que cuida e que faz nascer o sol sobre maus e bons, justos e injustos. É assumir a própria fraqueza e incapacidade de acrescentar um metro sequer ao curso da sua vida.

É fazer como Abel, que não tinha preparado nada para oferecer a Deus. Nada que tenha feito com as próprias mãos, nada do seu suor, nada do seu talento, nada que ele tenha criado ou feito crescer, mas pegou um cordeiro que não lhe custava nada, um cordeiro que o próprio Deus havia lhe dado, levou até Ele e pediu: “Senhor, aceita este animal que tu mesmo me destes, aceita como sacrifício em meu lugar”. E Deus o recebeu porque mais adiante em Hebreus 11:4 está escrito que pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim.

Seguir o caminho dos lírios é seguir o caminho da fé, da confiança, da dependência. É crer que o Deus que cuida dos pardais e dos lírios também cuida de nós.

Que essa palavra possa entrar no seu coração, você que pode estar agindo hoje como Salomão, buscando se auto-justificar diante de Deus, procurando a glória dos homens, os prazeres desse mundo. Saiba que, assim como Abel, nós não temos sacrifício que oferecer a Deus, mas Ele mesmo providenciou o sacrifício em nosso lugar e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é Jesus Cristo, que te convida a viver como um lírio do campo.

Por Angércio Alexanzito

Nenhum comentário:

Postar um comentário