quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DEPENDÊNCIA OU MORTE!


Caro leitor, estava me lembrando que ontem foi 7 de setembro e não escrevi nada por aqui. Faz dias que o Ee-taow não é atualizado. Perdão se você vem aqui e não encontra um texto novo. O tempo está corrido. Assim que pudermos sempre postaremos algo para edificar nossas vidas.

Mas voltando ao fato de ser 7 de setembro, observe só que o título do post não está errado. D. Pedro II proclamou a indepêndencia do Brasil de 1822 às margens do Ipiranga declarando “Independência ou morte!”. Nesse post, quero te levar a uma meditação sobre outro brado: “Dependência ou morte!”. Isso mesmo: DEPENDÊNCIA.

Somos muito pressionados a confiarmos em nosso próprio esforço, em nossa própria inteligência, em nossa própria religião, em nossa própria justiça, enfim, confiarmos em nós mesmos. Fiz um trabalho dia desses sofre filosofia e ciência que tratava um pouco disso: os filósofos põem a sua fé na salvação através de si mesmos, enquantos os cristãos confiam inteiramente em Deus.

O triste é imaginar que um filósofo explicou isso. Não sei se ele crê ou não em Deus, mas só sei que ele está certo. Os cristãos [nós] é que às vezes não estamos vivendo o que dizemos crer. Não confiamos na provisão de Deus, não confiamos no agir de Deus, não abrimos mão de nossas preocupações e entregamos tudo ao Senhor. Preferimos nos estressarmos tentando resolver as coisas no nosso braço do que confiar na mão potente e poderosa de Deus.

Como é triste ver isso nos dias de hoje, na vida de outras pessoas e nas nossas vidas também. A Bíblia está recheada de exemplos de não-dependência de Deus: Sara quis apressar a promessa de Deus a Abraão e deu Agar por esposa a ele, o que no futuro gerou não poucos problemas; Rebeca, mesmo sabendo que Jacó seria o escolhido de Deus, preferiu armar uma mentira muito bem contada para que Deus não errasse na bênção; Moisés feriu a rocha quando Deus não tinha dito a ele para fazer isso, o que lhe custou a não entrada na terra prometida... Esses são alguns exemplos.

Mas o mundo nos leva a não dependermos de Deus. Essas ideias de auto-estima, até mesmo nas igrejas, amaciam o ego e põem nossos olhos distantes de Deus. Deus deseja que nós dependamos completa e inteiramente dEle, e só dEle.

Devemos depender de Deus para nos salvar. Por nossos esforços não poderemos escapar da condenação. Não são obras que nos levarão à salvação, como é bem enfatizado por Paulo em boa parte da carta aos Romanos. Devemos confiar na cruz. Olhe para a cruz e confie! Desapegue-se do seu ego, desapegue-se do seu ponto de vista, desapegue-se! Dependa da cruz! Não viva sem a cruz!

Devemos depender de Deus não ‘só’ para salvação. Depemos depender de Deus para tudo. Deus não nos reparte. Ele não deseja de nós apenas um pouco. Ele nos quer completo. Você o acha muito exigente? Não! Ele só deseja o melhor para nós, que é Ele.

Devemos ter em nossos corações a ideia de dependência de Deus. Seja para dormir, para comer, para pegar um caminho, para fazer uma prova, para começar um relacionamento, para escolher onde se congregar, para falar, para pensar, para agir, para TUDO! Depender de Deus é a melhor dependência que pode existir. Dependa só dEle e você não precisará mais de nada.

É difícil depender. Não pense que porque escrevo isso não acho difícil depender de Deus. Não! Mas a dependência por Ele tem que estar em nossos corações. Ele não nos decepcionará, podemos ter a certeza.

Se não dependermos dEle, estaremos fadados à morte. É isso mesmo. Seja a morte final [da condenação], seja a morte espiritual enquanto estivermos aqui na terra. Nosso relacionamento com Deus exige dependência.

Que queiramos viver e depender de Deus durante todos os nossos dias!

Um abraço em Cristo,

Luiz Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário