sábado, 24 de setembro de 2011

AS PESSOAS SÃO DIFERENTES?


Certo dia um conhecido meu, ao ser perguntado por mim sobre sua fé, respondeu com toda a sua sinceridade que as pessoas são diferentes. Alguns creem em Deus, mas não querem relacionar-se com Ele; outros creem e poem sua confiança completamente nEle; outros pensam que ter Deus é ter religião e outros nem em Deus creem. É, as pessoas são diferentes. Cada um tem a opção de crer ou não, de viver com ou sem Deus. Opção individual, estilo de vida.

Entretanto, caro leitor, quero te trazer à reflexão algumas coisas que são comuns a todas as pessoas. O apóstolo Paulo na epístola de Romanos nos afirma: “Porque TODOS pecaram e estão separados da glória de Deus” (Rm 3.23). O grifo em todos foi meu e proposital, para mostrar que ninguém é excluído do pecado. Não há justo, não há quem, por mais religioso que seja, por mais autosufiente que seja, não há NINGUÉM que seja livre do pecado. Está intrínseco ao ser humano decaído. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas com o pecado de Adão no Éden este ato contra Deus tornou-se comum a TODOS os descendentes. A separação de Deus é real. A morte passou a existir. A distância da perfeição é perceptível no orgulho do ser humano. É uma busca incessante por preenchimento, mas isso é a lacuna de Deus.

Nosso irmão Paulo, entretanto, continua: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24). Por Cristo, TODOS foram justificados. A justiça de Deus para o homem exigia a morte. Não há como Deus convir com o pecado. Pecado é morte. Deus, ao enviar seu Filho Jesus, pôs sobre Ele todos os pecados da humanidade, trazendo para TODOS  a justificação. E o melhor ainda: de graça. Não é conseguido por méritos. Não é obtido por boas ações. É graça! Favor imerecido! A salvação não está a venda. A salvação é para todos: “Por que Deus amou o mundo de uma tal forma que deu o seu Filho Unigênito para que TODO aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16). Cristo é a ponte que nos leva de volta para Deus. Deus possui o tamanho exato do vazio do ser humano.

Outra coisa que é comum a todos os homens é que “TODOS nós havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” (Rm 14.10) TODOS hão de prestar contas. Não há um que esteja livre. O que fizermos, bom ou mal, TUDO será apresentado perante Cristo. Sem Cristo, só há condenação. Entretanto, se o aceitarmos, a cruz passa a valer. O sacrifício dEle que purifica e justifica nossa vida é que passa a valer. As consequências de nossos pecados poderemos enfrentar enquanto vivermos nessa terra, mas, se estivermos agarrados e rendidos ao sacrifício de Cristo, estaremos salvos.

Santificação. É difícil crer porque as pessoas não querem abrir mão dos seus ideais e prazeres, mas é fato de que “Sem santificação NINGUÉM verá o Senhor.” (Hb 12.14). A santificação é um processo que ocorre após a justificação. Não há como se encontrar com Deus e ficar do mesmo modo, assim como não há como ser atropelado por um caminhão e sair ileso. Deus é santo e Ele deseja santidade de nós, total separação do mundo. Essa separação não quer dizer isolação, mas Deus nos salvou para fazermos diferença, sendo sal e luz, vivendo de acordo com a palavra dEle, fazendo sua vontade, influenciando o mundo para Deus.

Que as pessoas são diferentes, isso eu concordo. Que todos tem a opção, o livre arbítrio, dado pelo próprio Deus, de aceitarem ou não, é a realidade. Mas difícil é acreditar como tanta gente ainda não reconheceu sua completa necessidade de Deus.

Que você e eu possamos estar prontos para escolher Deus, para que possamos estar juntos naquele grande Dia em que TODO o joelho se dobrará e adorará o único digno: JESUS CRISTO!

Na luta contra a religiosidade,

Luiz Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário