domingo, 4 de março de 2012

"IGREJAS" AMIGÁVEIS


“Prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo, corrige, repreende, exorta, com toda a longanimidade e doutrina."  (2Tm 4.2)

Algo que tem ficado cada vez mais raro nos púlpitos das igrejas evangélicas atuais é a pregação da verdadeira Palavra de Deus. As igrejas tem cedido às pressões deste século. A busca por adeptos, o desejo de líderes de ter uma “mega igreja”, a luta pela aceitação da sociedade, tem corrompido os sermões, que tem ficado cada vez mais “brandos”, bajuladores e “amigáveis”. Aliás “AMIGÁVEL” é como todo pastor deste século quer que sua igreja seja conhecida. É a lógica da propaganda, quanto mais atraente for meu sermão, mais pessoas vão falar bem dele, mais pessoas vão querer ouvi-lo e mais cheia fica a minha igreja.

Tudo bem se pra isso eu elimino da minha pregação algumas doutrinas ofensivas como pecado, condenação, inferno e se ao invés de longos sermões ameaçadores e cheios de deveres para cumprir eu faço apenas discursos de auto-ajuda, e formulas práticas e instantâneas de como se dar bem nesta vida mesmo que não queira Deus fazendo parte da minha, afinal Deus só quer que as pessoas sejam felizes, pois Ele é “amor”.

E assim segue a “igreja” pós-moderna corrompendo a Palavra de Deus em nome da satisfação humana, trocando a pregação por eventos de marketing, peças de teatro, espetáculos de circo, efeitos especiais de cinema... Vale tudo para arregimentar aqueles que não veem a igreja com bons olhos, mas que podem ser clientes em potencial, até se fantasiar de mundo para não ser reconhecido como igreja. E se as palavras igreja ou culto espantarem alguém a gente troca por reunião, conferência, salão, templo ou qualquer uma que seja mais suave, mais receptiva.

A verdadeira igreja não abandona a Palavra em nome de crescimento numérico ou aceitação social, nem deturpa a doutrina bíblica para parecer mais “amigável” e não ferir o ego humano. Pelo contrario a igreja prega a Palavra que destrói o ego humano, despedaça a auto-suficiência, tira toda pretensão de glória humana e glorifica a Deus, único merecedor de toda glória. A igreja celestial sofre pela verdade, se regozija de ser merecedora de padecer pela Palavra, sacrifica-se por Ela, não volta atrás por perigo, nem mesmo de morte.

Essa igreja politicamente correta não é a igreja fundada na doutrina dos apóstolos, mas sim a que foi fundada pelo mais sombrio desejo do homem de ser exaltado e glorificado. Nasceu da semente que foi plantada por satanás na natureza humana e o seu objetivo é desviar o homem da palavra relevada por Deus, assim como satanás desviou Adão e Eva.

O clamor do apóstolo a seu discípulo nos faz eco ainda hoje:

“CONJURO-TE, pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra dum evangelista, cumpre o teu ministério.
Porque eu já estou sendo oferecido o por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.“
(2 Tm 4.1-8)

Dá-nos amor pela tua palavra Senhor, e tira a comichão dos nossos ouvidos.

Por Angércio Alexanzito
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário