quinta-feira, 19 de abril de 2012

FÉ?


“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as  obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tg 2. 14-18)

É notório que em grande parte do meio evangélico costuma-se ter por pessoas de fé aqueles que tem suas preces respondidas por Deus com um sim, pois tem-se a idéia de que fé é algo que pode colocar Deus sob o controle do “homem de fé”.

Ter fé então significa ter o poder de colocar o todo-poderoso a nosso serviço, poder para manter o Deus soberano sempre a nosso favor, poder para fazer o Deus onipotente voltar atrás para atender à nossa vontade. Afinal não é isso que os super-heróis da fé proclamam?  Que você tem o poder de mover a mão de Deus se tiver fé o bastante, que você pode encurralar Deus na parede e exigir ser abençoado porque você e um “homem de fé”. Segundo eles você pode até interferir no plano de Deus retardar sua morte até que as promessas feitas a você sejam cumpridas...

O engraçado é que o homem que ficou conhecido como pai da fé foi aquele de quem se disse: “Morreu sem ter alcançado a promessa”. O problema é que queremos tocar, sentir, ver. Prega-se por ai: você tem que crer para ver a bênção, quando o que Paulo ensina é justamente o contrário disso: O que é por vista não é por fé, porque o que vemos como podemos esperar? 

Em Hebreus “a fé é a prova das coisas que não se vêem”, como podemos cantar então: eu quero ver porque eu tenho fé?!  Ou dizer chavões como: sua bênção é do tamanho da sua fé. Ora o próprio Jesus abençoava pessoas sem fé, como o pai que pediu que Jesus, se pudesse, repreendesse o demônio que atormentava o seu filho, e depois confessou que não tinha fé quando disse: ajuda-me na minha falta de fé, Jesus também disse que eram bem aventurados  os que não viram, mas creram.

Bem, por todos esses exemplos que a Bíblia nos dá é que sou levado a pensar que fé não é algo que devemos usar para realizarmos nossos desejos ou algo em nós que nos dá o poder para colocarmos Deus em movimento ao nosso bel prazer. Fé é o dom que Deus distribui a seus filhos para servirmos a Ele e ao próximo, pois só alguém que realmente tem fé pode renunciar sua vida e o mundo para se dedicar ao serviço de Deus. Só alguém que realmente confia na providência do Senhor pode ter tranqüilidade para esquecer a própria vida para servir ao próximo e só quem tem fé de verdade pode deixar de lutar pra conseguir a salvação e assim apenas recebê-la como dom gratuito de Deus.

Por Angércio Alexanzito

Nenhum comentário:

Postar um comentário