terça-feira, 28 de setembro de 2010

RESSUSCITE EUTICO!



“Um jovem, chamado Eutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto”(At 20.9)

Nesta passagem de Atos, Lucas narra a ocasião Paulo estava visitando os irmãos em Trôade. Encontramos aqui  a figura de um jovem. Seu nome era Eutico. Durante um discurso do apóstolo, ele, tomado pelo sono, adormeceu. Não teria sido nada seu sono, se ele não estivesse sentado na janela.
A janela é um local perigoso para se ficar. É aquele local “em cima do muro”, como conhecemos melhor, e demonstra o desinteresse de Eutico no discurso. Talvez estivesse até com algum interesse, mas via o movimento da rua, ouvia o barulho dos que passavam à porta da casa onde estava, e isso tirou sua atenção. Paulo muito provavelmente tratava a cerca da salvação, da graça derramada em nossos corações através da obra redentora de Cristo, ou exortava e instigava a igreja a seguir adiante, seja o que quer que fosse. O discurso de Paulo realmente devia ser maravilhoso. Deus certamente o usava poderosamente, mas Eutico estava distraído.
E que comparação podemos fazer entre Eutico e a geração de jovens de hoje. A juventude é borbadeada por milhares de ofertas que levam à perdição. Quantos pratos de lentilhas são oferecidos aos jovens. É difícil superá-los. Há apenas um jeito: deixar que Deus domine a vida e decidir se está mesmo ou não do lado de Deus. Não há comunhão da luz com as trevas (2 Co 6.15), e é necessária uma separação, um total esquecimento do mundo. O Espírito Santo ajuda a quem quer vencer o mundo (Rm 8.26). Com o sono e por estar na janela, Eutico caiu e morreu. Paulo ora para que ele torne à vida (v  10), e Deus lhe concede vida de novo, para glorificar seu nome através da vida de Eutico.
Muitas vezes, os jovens caem como Eutico, ficam na caminhada presos aos laços do inimigo e morrem espiritualmente. Mas cremos que nesses últimos dias Deus está usando Paulos para ressuscitar os Euticos que estão mortos ou aqueles que estão com sono e na janela nessa geração. Deus quer usar os jovens dessa geração para levar o Evangelho e fazer diferença nesse mundo que tanto precisa por Ele. Deus quer usar aqueles que estão firmes na Rocha, que é Cristo, porque depois que Eutico ressuscitou, a reunião avivou-se mais ainda e durou a noite toda.
Deus quer glorificar Seu nome através dos jovens para que eles não sejam conhecidos como imaturos e indiciplinados, mas como bênçãos para as pessoas que os cercam. Vivendo a novidade de Vida que Cristo dá, os jovens serão usados para levar o Evangelho, sendo luz e sal, escolhendo servir a Deus e dizendo não aos convites do mundo, como Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-negro.   Que a obra que Deus está por fazer na juventude avive cada vez mais a Sua obra até o raiar do Dia, quando Cristo virá nos buscar. Saia da janela, jovem! Ressucite Eutico!


“A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” 
(Rm 8.19)
(Por Luiz Pereira)

Um comentário:

  1. Luiz, li o blog hoje, e lembrei do que eu disse pra vcs na aula passada, dia 28. Vcs lutaram mt pra chegar aqui, continuem lutando, é difícil, não percam o foco, tenham garra, fé, vcs conseguirão, com certeza. Acredito em vcs e tenho mt honra de ser professroa de vcs. Dificuldades virão, são mts, vontade de desistir, tb. não se deixem vencer. contem comigo pra estudar inglês e tb se quiserem só conversar. é uma honra ser sua teacher. See you tomorrow, tuesday.

    ResponderExcluir