sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

OVELHAS OU BODES?


Com certeza vocë já foi abordado no trânsito com algum pedinte, quando você está parado no semáforo. Se não, já viu um mendigo na chuva, talvez até sem cobertor, sem casa, sem comida. Pode ser que já tenham te pedido ajuda para um medicamento, ou uma passagem de ônibus.
Qual foi a sua resposta a eles? Será que você não pensou que aquela criança está ali porque seus pais a mandam, talvez pra sustentar um vício que possuem? Você não sentiu o frio que aquele mendigo sentia? Já pensou se fosse um ente querido seu que estivesse precisando de comida ou medicamento? Qual a sua reação diante desses fatos tão cotidianos na nossa sociedade?
Tenho sido confrontado com essa ideia. Passando pela rua e vendo aqueles mendigos, em condições tão ruins de vida, meu coração se entristece. Tenho medo até de não ser salvo, quando lembro-me da parábola do grande julgamento, aquela das Ovelhas e dos Bodes, de Mateus 25.  As palavras de Jesus me levam a um profundo temor.

“Em verdade vos digo que sempre que fizestes [ou deixastes de fazer] a um destes pequeninos irmãos, a mim mesmo o fizestes [ou deixastes de fazer].” (Mt 25.40[45])

Será que nossos julgamentos ao vermos os necessitados estão corretos? A nossa justiça própria será que nos deixa isentos de qualquer culpa, ao não respondermos a esse clamor? Onde estão as mãos de Cristo neste mundo? Onde está o olhar de compaixão? Estamos muito presos em nossas igrejas, pensando muito em nosso bem estar e pouco em quem está fora, necessitado de recursos e de Deus.
Será que fazemos o que Jesus faria? Será que temos a ousadia de Pedro e João que mandaram um coxo mendigo levantar e andar? Jesus deseja que deixemos de ser crentes “glutões”, que comem, e quanto mais comem desejam comer mais, de suas bênçãos materiais e espirituais, pois tudo vem dEle, sem repartir dessas dádivas com os necessitados.
Você pode falar: quem deve cuidar disso é o governo, o poder público. Você acha que na época de Jesus não havia governo? Apesar disso, Jesus incutiu ao Seu Corpo, que faça essa assistência. Jesus espera que nós deixemos nossa zona de conforto e levantemo-nos como seus pés e suas mãos. Essa é a missão do Corpo de Cristo. Essa é a sua missão! Onde você deseja estar no Grande Julgamento, no lado das ovelhas, para o gozo eterno, ou no lado dos bodes, para o fogo eterno?

CORPO DE CRISTO
Diante do Trono

Corpo de Cristo
Mãos do Redentor
Corpo de Cristo
Onde estão as marcas dos cravos?
Onde estão os pés que pisaram este chão deixando a glória?

Corpo de Cristo
Olhos de perdão
Corpo de Cristo
Onde estão os braços estendidos?
Onde estão os corações movidos por compaixão assim como Ele foi?

Eu quero ver a sua fé em obras
Me mostre por favor onde estão os frutos e eu os comerei
Quero ver o teu amor tão cantado
Teu discurso encantador sendo encarnado
Cristo em vós
Por Luiz Pereira

Um comentário:

  1. Bastante reflexivo. Me lembra a colocação da Sra Corrie ten Boom no livro "O Refugio Secreto". Muitas vezes as portas dos templos se transformam em verdadeiras barreiras de separação entre o corpo de Cristo na tarefa de levar o evangelho, que é pão e remédio, para TODOS os povos, raças, tribos, linguas e nações...

    ResponderExcluir