terça-feira, 7 de junho de 2011

O TRABALHO CRISTÃO


“E disse-lhes: Ide vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo.
E eles foram. “ (Mateus 20.4)

É interessante ver como Jesus sempre nos dá uma visão nova das situações, e como o reino de Deus segue sempre o sentido contrario da humanidade. O ponto de vista da humanidade, assim como o daqueles homens que trabalharam o dia todo, era que, quem trabalhou mais, se esforçou mais, gastou mais energia deveria ter uma recompensa maior, mas Jesus nos ensina que a lógica do reino não é como a lógica do mundo. O que trabalha mais, o que é mais forte, o mais belo, o mais inteligente nem sempre recebe a recompensa maior.

E que critério o dono da vinha usou para pagar os trabalhadores? Apenas a sua graça e boa vontade (“quero dar a este último tanto quanto a ti” verso 14). Deus não usa critérios de merecimento ou trabalho para abençoar, para a nossa sorte, porque se ele nos desse o que realmente merecemos, acho que não ficaríamos muito contentes. A sua graça é critério suficiente. Foi o que ele disse a Pedro quando este perguntou o que eles receberiam por ter deixado tudo e lhe seguido: muitas vezes mais e a vida eterna, porém muitos primeiros serão últimos e últimos primeiros.

Não devemos tão pouco negligenciar o serviço do Reino, deixando sempre para depois, (afinal a recompensa será a mesma!). A verdade é que quando servimos no Reino de Deus não devemos ter o salário em primeira conta. Devemos fazer com amor, paixão, zelo e simplesmente por que é o trabalho do Senhor. Fazer como aqueles que foram os últimos a serem contratados e ir para a vinha sem perguntar sequer sobre salário e ficarmos gratos por termos sido achados úteis para o trabalho.

Enquanto estivermos nesta terra temos a responsabilidade de demonstrar a maior intensidade possível do Reino de Deus. O trabalho cristão voluntário, despretensioso, altruísta e abnegado é a melhor maneira de fazermos isso.

Por Dc. Angércio Alexanzito

Nenhum comentário:

Postar um comentário