terça-feira, 21 de setembro de 2010

PARA CONHECÊ-LO

O propósito de Deus na vida de Jó e nas nossas vidas

Você conhece a Deus? Talvez você conheça porque já trata-se de um senso comum. Muitas pessoas acreditam que existe um ser que criou tudo e que é sobre todos. Nada além disso. Outras sabem da crença mas preferem não acreditar. Poucas são as pessoas que buscam conhecer a Ele realmente, profundamente.
Tenho sido confrontado com a história do livro de Jó. No primeiro verso do livro, Jó é descrito como “homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal”. Quando Satanás vai falar com Deus, é o próprio Deus quem aponta para a vida de Jó. O próprio Deus exalta o seu servo “Viste o meu servo Jó?” (Jó 1.8). Satanás retruca que como Jó não podia deixar de ser reto, visto que possuía muitos bens (Jó 1.10). Jó realmente era muito rico, e é até citado como “o maior [de todos os homens] do Oriente” (Jó 1.3). Satanás então propõe a Deus que tire todos os bens de Jó, para ver se ele realmente temia a Deus. O Soberano então permitiu que Satanás tirasse todos os bens de Jó, sem lhe tirar a vida (Jó 1.12).
Começa aí uma série de desgraças na vida de Jó. Ele perde todos os seus rebanhos, todos os seus servos e os seus dez filhos. Todos são mortos de um modo inexplicável. Jó porém humilha-se e dá uma das afirmações mais corajosas de toda a Bíblia, uma afirmação do reconhecimento da soberania de Deus sobre sua vida: “Nu saí do ventre da minha mãe, e para lá voltarei do mesmo modo. Bendito seja o nome do Senhor. Ele deu e Ele mesmo tomou” (Jó 1.21). Jó não culpou a Deus, não Lhe imputou falta alguma (Jó 1.22). Ele simplesmente confiou.
Em mais uma conversa com Deus, Satanás diz que Jó não blasfemou porque Deus mantinha-lhe a saúde. Então Deus permite que Satanás tire-lhe a saúde, sem tirá-lhe a vida (Jó 2.6). Assim aconteceu. Jó teve doenças horríveis, e diante dessa situação sua esposa disse: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa esse Deus e morre.” (Jó 2.9) Mas Jó, em mais uma afirmação de fé, diz que aceita de Deus tanto o bem quanto o mal (Jó 2.10).
No decorrer do livro, há várias discussões a cerca de um possível motivo para esses males alcançarem Jó. Uns amigos tentam levá-lo a crer que foi por causa de algum pecado, e o persuadem a arrepender-se. Ele, entretanto, descarta essa possibilidade, pois sabia de sua integridade para com Deus.
No fim do livro, Deus responde ao clamor de Jó. Deus não precisava justificar Suas ações, mas queria que ele tivesse um outro entendimento sobre a pessoa dEle. “Sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2). Jó então reconhece que aquilo tudo passou-se com ele foi para que ele pudesse conhecer a sabedoria e o poder de Deus. “Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem.” (Jó 42.5) Tudo que Jó passou, toda a sua desgraça, todo seu sofrimento, foi para que Ele viesse a conhecer mais a Deus. O próprio Deus preparou aquilo para que Jó pudesse conhecê-lo mais, para que Jó o servisse sabendo a quem estava servindo.
Quantas vezes Deus permite que passemos por situações que no momento em que vivemos não conseguimos entender, para que nós possamos aumentar nossa fé e para que nós possamos conhecer a quem estamos servindo. Ele quer que o sirvamos conhecendo-o. Vivamos no seu conhecimento, pois se nós conhecermos a Deus, Sua natureza, Sua sabedoria, Seu poder, Sua soberania e todos os Seus atributos, nossas vidas não serão mais as mesmas. Nós estaremos mais próximos dEle.
Que nós possamos reconhecer quando Deus quer se revelar a nós. Ele deseja que o conheçamos, como está escrito em 1 Tm 2.4 “[Deus] deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. Mas você, deseja conhecê-lo?
(Por Luiz Pereira)

Um comentário:

  1. Conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor é um desafio nos dias de hoje... muita correria, o secularismo dominando o nosso tempo e se tornando prioridade... Que o Espirito Santo possa nos fazer perceber a sede que nossa alma tem de Deus, que a sede nunca acabe e que possamos aprender a correr sempre para a fonte: JESUS.

    ResponderExcluir