sexta-feira, 29 de julho de 2011

UM EXEMPLO PARA NÃO SER SEGUIDO


Os personagens da Bíblia não são todos perfeitos. Aliás, apenas Cristo foi exemplo de perfeição. Todos os outros nos mostraram lados bons e lados ruins. Alguns mais coisas negativas do que positivas. Um desses foi Ló. Ele foi um exemplo a não ser seguido.

Ló era sobrinho de Abraão. Saiu da terra de Ur dos Caldeus com seu pai e Abraão. Morou em Harã e, por seu pai não ser mais vivo, acompanhou Abraão na peregrinação para a terra de Canaã. Ló era muito rico. Era um próspero fazendeiro. Abraão também, e por problemas de convivência dos pastores dele com os de Ló, tiveram de separar-se. A terra não sustentava as posses dos dois juntas. Então Abraão permitiu que Ló escolhesse para onde ele iria. Se Ló fosse para a direita, Abraão iria para a esquerda. Seria uma separação séria.

Ló olhou e viu as verdes campinas do Jordão, uma terra fértil, com cidades grandes e possibilidade de crescimento financeiro. O lugar ideal, bem confortável para suas riquezas. Escolheu habitar em Sodoma. Escolheu o mais fácil, o mais confiável. Abraão, entretanto, partiu na direção contrária. No deserto ele habitaria. Longe de muita fertilidade, de muita civilização. Abraão confiava nas promessas de Deus e não se preocupou como seria sua vida no deserto.

Aqui chega o primeiro ponto da vida de Ló que não devemos seguir. Muitas vezes estamos diante de tão atraentes portas. Possibilidades almejantes pelo mundo. Tudo de bom, tudo de confortável, o sonho de todos. Sem por na balança e analisar o que é melhor do ponto de vista de Deus, escolhemos o conforto, escolhemos as coisas do mundo, escolhemos o mundo. Triste escolha de Ló e triste escolha nossa também.

“Busquem primeiro as coisas do Reino e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Devemos nos preocupar com nossa vida com Deus quando estamos diante de escolhas importantes. ‘Será que minha vida com Deus vai ser melhor ali?’. Temos de ter o cuidado de não nos iludirmos – temos que ser realistas. Analisar as coisas sob a orientação de Deus, pedindo ao Espírito Santo nos ajude a escolher. É melhor estar desconfortável mas no centro da vontade de Deus. É melhor abrir mão do mundo por Deus. O brilho do mundo se apaga diante de Deus. Tudo passa. Tudo acaba. No caso de Ló, acabou em fogo e enxofre.

O pecado de Sodoma e Gomorra tinha subido a Deus, e chegara a hora de haver justiça contra aquelas impiedades. Deus enviou dois anjos para destruirem aquelas cidades. Abraão, sabendo disso pois tinha intimidade com Deus, intercede por Ló (Gn 18.23), aliás, pelos justos. Naquelas cidades não havia sequer dez justos. Mas Deus, atendendo o pedido de Abraão, livra a Ló e sua família. Mesmo provando da misericórdia de Deus, Ló não queria se desapegar de suas riquezas. Demorou-se a sair de sua casa. Seus genros não atenderam seu aviso de que tudo estava para ser destruído. Sua mulher, apegada ao passado, às suas riquezas, à sua vida confortável, ao seu pecado, desobedece à ordem do anjo e olha para trás, e é transformada numa estátua de sal.

Ló não exercia uma liderança espiritual em sua casa. Sua família era desestruturada. Seus genros riram-se dele quando ele falou que Deus faria juízo ao pecado daquela terra (Gn 19.14). Ló ofereceu suas filhas virgens para satisfazerem os desejos sexuais dos pecadores de Sodoma. Sua mulher olhou para trás. Suas filhas, cheias de medo de não se casarem, praticam incesto com seu pai sem ele saber (Ló estava bêbado). Um líder espiritual displicente, que não guiava seus familiares instruídos no temor a Deus.

Ló, mesmo tendo vivido muitos anos ao lado de Abraão, homem que tinha grande conhecimento, temor e intimidade com Deus, quando se separou de Abraão não seguiu o caminho próximo a Deus, como seu tio. Abraão era uma muleta espiritual para Ló. Quando viveram juntos, Ló foi educado no temor, mas depois, na hora de andar com as próprias pernas, viveu perto do pecado, apegado ao mundo, longe de Deus.

Devemos ter a preocupação também de saber andar com nossas pernas, espiritualmente falando. Sem muletas. Sem apoios. Deus quer uma resposta nossa, individual, do que queremos pra nossa vida: se queremos serví-Lo mesmo ou se estamos apenas passando o tempo.

Que não sigamos o mal exemplo de Ló, mas que nossa resposta a Deus seja sim! Que andemos no temor de Deus! Que guardemos nossa coroa! Que instruamos nossos filhos no caminho do Senhor! Que não nos apeguemos às coisas do mundo! Que não olhemos para trás, para o passado, talvez manchado de pecado. Que fixemos nossos olhos no invisível, que é eterno! Que prossigamos para o alvo, rumo ao prêmio da soberana vocação! Que nossos olhos estejam fixos em Cristo, autor e consumador da nossa fé!

Para sempre com Ele,

(Texto resumo do estudo bíblico da AEIME do dia 28/7/11 
Autores: Marcelo Andrade, Luiz Pereira, Davi, Priscila e Thiago, Felipe de Freitas, Felipe Holanda e Hanameel Carlos)

Um comentário:

  1. Amém! Que nós possamos aprender com mais essa lição para não nos envergonharmos na volta do Senhor! "Lembrai-vos da mulher de Ló."

    ResponderExcluir