terça-feira, 12 de outubro de 2010

CRIANÇAS: RESPONSABILIDADE NOSSA


“E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta, estará recebendo a mim. Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para esta pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem!” (Mateus 18: 5-7)

Nossa responsabilidade como pais, educadores e cristãos acima de tudo, está no cuidado que temos que ter com as crianças. Não só aquelas  que estão diretamente sobre nossa responsabilidade, mas também com aquelas que não  possuem nenhum tipo de apoio.   
 Isso é muito mais que respeitar a  algum código ou lei.  Fazer isso é um sinal de que  estamos caminhando com  Cristo, e que temos a capacidade de compartilhar do amor Dele com os outros.
Sendo assim, chamo a igreja do Senhor Jesus a uma reflexão: Será que temos olhado para esses pequeninos com os mesmos olhos que Cristo olhou?Será que temos dado a devida importância a essas crianças na nossa igreja e na nossa sociedade?
O fato é que, atualmente, as nossas crianças têm sido protagonistas da violência em nosso estado, algumas vezes como vítimas e em outras, como autores desses atos. E isso é a conseqüência da falta do amor do Cristo, resultante da ausência de pessoas que estejam, dispostas a interceder e a doar seu tempo em favor desses pequeninos, pois quando  abstemo-nos de apresentar o AMOR de Cristo, de forma indireta, estamos também impedindo que estes se cheguem até ELE .
Eis algumas amostras dessa realidade:
O Ceará ocupa o 3° lugar no ranking de trabalho infantil, é também o 3° da exploração sexual de crianças.
Somente no ano passado foram registrados 3.000 casos de violência contra a criança e ao adolescente e 496 casos de denúncias de negligência familiar.
Então você pode está se perguntando: “Mas o que tenho haver com isso? Afinal isso não está acontecendo na minha casa!”
È nesse momento que lhes remeto  a duas ordenanças.
A primeira e maior de todas é a do Nosso Mestre Jesus quando disse:

“Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, 
porque dos tais é o reino de Deus” (Lc 18:16)

A segunda, da Constituição federal, que preconiza:
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
(Artigo 227 caput da Constituição Federal de 1988)
Nosso objetivo com este texto não é somente de exortar, mas sim de convocar a igreja do Senhor para que a partir deste dia possa dar um novo olhar às nossas crianças e a entender que temos uma responsabilidade no âmbito espiritual e social, e assim guerrear por elas.
(Por Sarah e Susy Nobre)


Nenhum comentário:

Postar um comentário