sexta-feira, 22 de outubro de 2010

VOLTEMOS AO MANANCIAL


Com o quê você procura satisfazer-se? Será que é com romances, com a fama, com o dinheiro, com o poder, com mordomias, com a idolatria? Você tem sede de algo, e busca de diversas formas saciar-se. Será que você tem depositado suas esperanças em quem realmente pode saciar sua sede?
Fiquei impactado com o texto de Jeremias 2, onde o Senhor fala para Israel sobre a sua prostituição. Israel havia abandonado a Deus. Deus indaga que queixa o povo teria para deixá-lo, pois Ele sempre foi e deu tudo para o povo escolhido. O Soberano não conseguia entender como Israel o havia abandonado, Ele sendo verdadeiro Deus, porque nem mesmo as nações pagãs haviam abandonado seus deuses, que nem mesmo eram deuses de fato.
Quantas vezes nós também, escolhidos para sermos filhos de Deus, nos desviamos de Deus. Estamos mais interessados em coisas do mundo, em fama, em reconhecimento, em vaidade, em prazer – coisas que são inigualáveis às bênçãos advindas de seguir a Deus e viver segundo seu propósito. Nossas motivações estão erradas e ficamos a contender com Deus não querendo reconhecer nosso erro. Estamos focados em adorar criaturas, ao invés de venerar única e exclusivamente o Senhor Santo. Tudo que tira o nosso foco de Deus é idolatria, e temos nos enveredado por esse caminho muitas vezes sem reconhecer.
Só Deus pode saciar nossa sede, mas sempre queremos encontrar fontes falsas, que não nos dão a água da vida. “A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas, que não retém água” (Jr 2.13). Cavamos para nós cisternas que não podem nos satisfazer e nos indagamos sempre porque o vazio tão grande que há dentro de nós. Não reconhecemos que só Ele pode saciar nossa sede, pode preencher nosso vazio. Estamos afastados de Deus, mesmo que com livre acesso. Ele nos chama, mas vamos em direção contrária.
Quero desafiar você a voltar-se a Deus. Não me entenda mal, não estou julgar ninguém, é algo real para mim também. Desejo que nossos corações retornem ao primeiro amor. A sua bondade nos leva a nos arrependermos, e isso deve ser dia a dia. Que sejamos como o Israel que recebia tudo de Deus e o servia com alegria – mesmo no deserto, Deus em tudo os supria. É um desafio diário, para mim e para você, deixarmos de lado nossos “deuses” que muitas vezes criamos sem reconhecer. Temos que abrir mão de reconhecimento, de fama, de prazeres, de nossas “cisternas rotas”, e nos voltarmos ao Manancial do águas vivas, nosso Senhor Jesus, fonte inesgotável de vida e paz.
(Por Luiz Pereira)

Um comentário:

  1. A nossa alma sempre tem sede de Deus. Custa-nos muitas vezes despertarmos pra essa sede e ir em direção ao Senhor, que pode nos satisfazer plenamente.

    ResponderExcluir