domingo, 31 de outubro de 2010

A REFORMA PROTESTANTE


A Reforma Protestante é um dos principais marcos do cristianismo. Neste artigo não serei exaustivo, prender-me-ei em pontos relevantes que formularam um novo caminho para o cristianismo autêntico. Nas últimas décadas da Idade Média, a igreja ocidental viveu um período de decadência que favoreceu o desenvolvimento do grande cisma do Ocidente, registrado entre 1378 e 1417.
Fatores importantes contribuíram para a Reforma: as mudanças geográficas, políticas, intelectuais e religiosas. Muitos movimentos reformistas surgiram em aberta oposição à hierarquia eclesiástica. No século XII, os valdenses, conhecidos como "os pobres de Lyon" ou "os pobres de Cristo", questionaram a autoridade eclesiástica, o purgatório e as indulgências. No século XIV, na Inglaterra, John Wycliffe defendeu idéias que ajudariam o movimento protestante e que influenciariam o reformador tcheco João Huss e seus seguidores os hussitas e os taboritas nos séculos XIV e XV. Em 1517, Tetzel um padre dominicano, pregava sobre as indulgências com grande exibicionismo afirmando: cada vez que cai a moeda na bolsa do frade, uma alma sai do purgatório.
Surge Lutero, que influenciado pela leitura da Carta de Paulo aos Romanos resolveu protestar fixando suas 95 teses, condenando o uso das indulgências. Lutero não estava só, pois os ideais da reforma  já  estavam  estourando em diversas partes: Zurique sob o comando de Ulrich Zwingli; na França sob a liderança de João Calvino e nos países ditos baixos. Era o dia 31 de outubro de 1517, véspera do dia de "todos os santos", quando milhares de peregrinos afluíam para Wittenberg, para a comemoração do feriado do "dia todos os santos e finados", 1 e 2 de novembro. Era costume pregar nos lugares públicos os avisos e comunicados. Lutero aproveitou a oportunidade para combater as indulgências.
As principais doutrinas defendidas por Lutero fundamentaram assim, a supremacia: das Escrituras sobre a tradição, da fé sobre as obras e do povo sobre o sacerdócio exclusivo. Em seguida exigiram que Lutero se retratasse, mas ele foi inflexível e afirmou diante do imperador:

"É impossível retratar-me, a não ser que me provem que estou laborando em erro, pelo testemunho das Escrituras ou por uma razão evidente. Não posso confiar nas decisões de concílios e de Papas, pois é evidente que eles não somente têm errado, mas se têm contraditado uns aos outros. Minha consciência está alicerçada na Palavra de Deus. Assim Deus me ajude. Amém".

Em suma temos que a Reforma Protestante estabe-leceu cinco doutrinas bíblicas essenciais:
1-     Sola Scriptura, somente a Escritura: afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de fé e prática.
2-     Sola Gratia, somente a graça (salvação somente pela graça): afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça.
3-     Sola Fide, somente a fé (salvação somente pela fé): afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa somente de Cristo.
4-     Solus Christus – somente Cristo: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo. e
5-     Soli Deo Gloria, glória somente a Deus: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória.
Após tudo isso e todas as perseguições e heresias que vieram a seguir, somente contribuíram para que a igreja voltasse a ter novamente seus princípios da era apostólica, e claro, que com menos intensidade, mas não desamparada, pois a Reforma Protestante foi o início de muitas outras mudanças e que se seguem até os nossos dias. Amém!
(Por Ev. Wellington Lopes Cardoso)

Um comentário:

  1. Lutero era um homem que realmente buscava a verdade e não aceitava as coisas de forma passiva, ele era bereano,ou seja, ouvia o que estava sendo dito e observava se estava de acordo com a palavra de Deus, a nossa regra de conduta e fé. É assim que devemos ser! Viva Cristo! Viva a graça de Deus! Viva sua palavra! Vivamos pela Fé! Glórias eternas ao Senhor nosso Deus, Amém!

    ResponderExcluir