sexta-feira, 1 de abril de 2011

ATRÁS DA BAGAGEM


Ao ler a história de Israel, há um momento bem interessante: a unção de Saul como Rei. O povo estava obstinado. Queria se equiparar às outras nações que tinham reis. Não queriam que o Senhor, o libertador deles, que os tirara do Egito com mão forte e poderosa e os trouxera a habitar aquela terra, fosse o único Rei. Eles queriam alguém humano. Deus, embora indignidado pelo coração duro do povo, mandou Samuel ungir Saul como Rei de Israel.

Depois que Samuel ungiu Saul, reuniu todo o Israel em Mispa para apresentar-lhes o novo Rei. Em uma assembleia com todas as tribos, Saul, como escolhido de Deus, seria declarado Rei sobre o povo. Entretanto, Saul se escondeu. Procuraram-o mas não o acharam. Ele estava escondido na bagagem. (1 Sm 10.22)

Essa atitude de Saul demonstra seu medo de assumir a responsabilidade que Deus havia lhe dado. Talvez estivesse inseguro de como proceder, ou tivesse medo do que os outros pensariam. Mas era Deus que o escolhera. Se Saul tivesse confiança em Deus, não temeria e assumiria o que Deus lhe havia proposto, crendo que Ele supriria meios para que o objetivo fosse alcançado.

Quantos de nós também somos chamados por Deus para assumirmos responsabilidades dentro do Reino. Não digo só aquelas bem visíveis, mas principalmente as que são conhecidas apenas nos céus, como dar testemunho de servo de Deus em seu local de trabalho ou estudo, ou ajudar um necessitado, por exemplo. Quem nos escolheu foi o Senhor. E por que ficamos nos escondendo nas bagagens? Ele é a fonte, o provedor. Dele é o querer e o efetuar. Se Ele nos chamou, ele nos capacita para a Sua perfeita vontade.

Não se esconda nas bagagens. Aceite o que Deus te deu com responsabilidade. Confie que Ele é quem faz a obra. Não é algo que vem de você – vem dEle! Não queira ser como Saul, que temeu e seu governo foi tomado de erros, por falta de temor e por auto-confiança. Acerte. Saia das bagagens e assuma suas responsabilidades no Reino. O mundo precisa e Deus te capacita!

Por Luiz Pereira

Um comentário:

  1. Com o máximo respeito "Data Venia"; Entendo que todos nós já tentamos entrar em alguma bagagem para nos escondermos.

    Vejo que Saul, agiu como todos nós agiríamos, ou seja, na sua humanidade...

    Só precisamos mitigar nossa humanidade pela fé, mas não podemos negar que para aquele "Jovem" era um superlativo que aconteceu tão-somente em 7 dias...

    Fica o registro para a reflexão nossa.

    Deus abençoe a todos

    Samuel André
    Samuel.consultor@hotmail.com

    ResponderExcluir