terça-feira, 29 de março de 2011

COM DEUS SE BARGANHA?


Com Deus se barganha? Acredito que não. Mas o que dizer então de Ana que, de tão angustiada que estava, pediu a Deus o direito de gerar um filho e entregá-lo totalmente para o serviço do Senhor, como escrito em 1 Samuel 1.11? Sua atitude foi correta?

Na época em que Ana vivia, a mulher que era estéril era totalmente desprezada. Mesmo que seu marido, Elcana, lhe devotasse muito amor, Penina, sua concorrente, a ridicularizava por que ela não podia gerar filhos. Com a alma amargurada, Ana subiu a Siló para clamar ao Senhor. Suas lutas, seu desejo ardente por um filho a impeliram a fazer esse voto a Deus.

Com certeza, Ana já havia clamado várias vezes por um descendente. Entretanto, não tinha obtido resposta. Quantas vezes nós também clamamos a Deus por diversas coisas. Um novo emprego, um casamento, filhos também, uma vaga na universidade, um filho livre das drogas, são apenas alguns exemplos de nossas prováveis petições. O que acontece é que demoramos a ouvir realmente o que Deus quer.

De Ana, Deus queria um sacerdote, um juiz e um profeta, como Samuel foi para o povo de Israel. Ele queria que Ana pusesse nas mãos dEle o sonho dela. E de nós? O que Deus quer? Será que temos compreendido o propósito de Deus em nossas petições? Ana pediu um filho mas o entregou ao Senhor, para seu serviço, e assim Samuel foi usado como bênção para o povo de Israel. E nós? O que estamos entregando para Deus? Quais são nossos votos? Queremos sonhos realizados apenas para nosso prazer?

Deus deseja que entreguemos a Ele nossas petições. Um voto que talvez o mundo não entenda, mas que Ele quer que façamos. Para a Sua glória. Para que engradeçamos o Seu nome.

Ana desejou tanto um filho, mas tinha prometido ao Senhor entregá-lo, e assim o fez logo que o desmamou (1Sm 1.24). O que temos dado ao Senhor? Temos cumprido nossos votos? Damos a Ele realmente o nosso melhor? Enchemos o Senhor de lembrancinhas ou damos a Ele um presente especial? Temos dado a Ele apenas o que nos é cômodo ou algo que é sacrifício para nós?

A vida cristã é renúncia. Não pare de sonhar, mas entregue seus sonhos ao Senhor. Ele te dá dádivas e quer que elas sirvam para a glória dEle. Dê a Ele o melhor, pois Ele já deu o Seu melhor por nós.

Por Luiz Pereira

Um comentário:

  1. Amém ,que possamos crer em Deus sem duvidar, crer que Seus planos são maiores que os nossos e dizer sim ao Seu chamado.

    ResponderExcluir