terça-feira, 15 de março de 2011

E O SEMEADOR SAIU A SEMEAR...


Diante desta parábola, este versículo me chama bastante atenção, pois quem é o semeador? O Senhor nos comissionou a ser anunciantes ou testemunhas quando, por ordem imperativa, disse: “Ide por todo mundo” (Mc 16.15). “E ser-me-eis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1:8).

Porém percebamos que é o cumprimento da palavra de Deus quando o próprio Cristo, explicando a parábola, disse: “uma parte da semente caiu ao pé caminho, mas as aves do céu comeram-na, é alguém que ouvindo a palavra de Deus e não entendendo, vem o maligno e arrebata a palavra semeada no coração.” Entendemos que a semente caiu pelo caminho, ou se ja, não no lugar apropriado, ou seja, o local onde o semeador preparou com seu arado. Parece com algumas pessoas que ouvem a palavra em algum lugar, mas por não congregarem ou não  serem serem acompanhadas, o inimigo acaba tirando do seu coração a mensagem de Cristo.

“E outra parte da semente caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, logo nasceu, porque não tinha terra funda, mas vindo o sol, queimou-se e secou-se, pois não tinha raiz. É alguém que ouve a palavra e logo recebe com alegria, mas não tem firmeza; antes é de pouca duração; e chegada a angústia e perseguição por causa da palavra de Deus, logo se ofendem.” Aqui vemos que essa pessoa aceitou de prontidão, desenvolveu rápido, mas diante das dificuldades da vida cristã, desistiu.

“E outra parte caiu em espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. Aqui é alguém que ouve a palavra, mas por causa do envolvimento com este mundo e a sedução das riquezas sufoca a palavra e fica infrutífera.” É aquela pessoa que ouve a palavra de Deus, porém os espinhos cresceram e o que é material foi mais importante que o reino de Deus e veio a ganância e a soberba. Interessante que até cresceu, mas não tem frutos.

“E outra caiu em terra boa e deu fruto: um, a cem, outro a sessenta e a outro a trinta, é alguém que ouve a palavra de Deus e verdadeiramente morre para mundo, pois, a semente para brotar tem de morrer e cair no lugar certo, na terra com adubo.” Aqui é aquela pessoa que ouve a mensagem da cruz, aceita e busca na Palavra e na oração o fortalecimento, entende o chamado e dá frutos para o Reino de Deus.

Devemos atender ao chamado de Deus para pregar ou evangelizar, tendo o cuidado de dicipular, para que ele venha a ter raiz e dar frutos.

Daí vem o segundo versículo que me chama a atenção: “Porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que não tem lhe será tirado.” (Mt 13.12)

Então é hora de ser semeador, pois Jesus está voltando e nós não podemos estar de mãos vazias. Disse Jesus: IDE, evangelizando, sendo exemplo como testemunho com sua própria vida, ofertando para missões e orando e intercedendo pela obra.

Por Dc. Paulo Roberto Sabino de Araújo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário