quinta-feira, 24 de março de 2011

DISCIPULADO: CUIDANDO DA SEMENTE PLANTADA


Jesus nos mostra através da parábola do Semeador que somente a quarta parte da semente produziu colheita. Na primeira situação a Palavra não foi entendida e facilmente foi arrebatada. Na segunda situação a semente germinou mas não tinha raízes e foi queimada pelo sol. No terceiro caso os espinhos que cresceram junto com a semente a sufocaram.

Esta parábola de Jesus nos traz um grande peso de responsabilidade, primeiro ao analisarmos nossa própria situação. Quando lemos a parte final pensamos: “que tipo de terra é a do meu coração? Se é terra boa, então tenho que frutificar, a cem, a sessenta e a trinta por um, mas se não frutifico será que a terra do meu coração é mesmo boa?”

Depois de analisarmos a primeira parte da parábola sentimos a nossa responsabilidade como cristãos para com aqueles que ouviram a palavra do Reino a fim de que não se percam, como as primeiras sementes da parábola. Mas será que não temos nos sentido confortáveis com essa situação? Quantas vezes não nos justificamos dizendo a nós mesmos: “a minha parte eu já fiz, preguei. O resto é com quem ouviu.”  Nos esquecemos que a ordem não é só ide pregai, mas é também: fazei discípulos (Mateus 28:19).

Ser discípulo de Jesus é andar nos passos dele, agir como ele agiria em cada situação de nossas vidas. E quando Jesus passou pela terra ele não apenas pregou, mas também ensinou, cuidou, corrigiu e amou o bastante para ficar do lado de seus discípulos até que eles estivessem preparados para seguirem seu caminho sozinhos. Ser discípulo significa também fazer discípulos, cuidar daqueles que ainda são crianças na fé, que estão começando a sua caminhada.

Ser boa terra significa frutificar e isso implica evangelizar, pregar, testificar de Jesus através do comportamento, ter bom relacionamento em comunidade e também discipular. Se dermos a importância correta ao discipulado teremos igrejas mais sadias, comunidades mais unidas e solidárias e cristãos muito mais parecidos com Cristo. Evangelize e faça discípulos. Só assim nossas igrejas irão crescer com qualidade.

Por Dc. Angércio Alexanzito

Nenhum comentário:

Postar um comentário