quarta-feira, 16 de março de 2011

DESAFIANDO DEUS


Acho Davi um homem muito corajoso. Pequenininho, novinho, de bom aspecto, pastor de ovelhas – nunca havia vestido uma armadura, nunca tinha estado em frente de batalha. Porém, esse crente arretado, como se diz no meu Ceará, não desanimou diante do filisteu Golias. Quem já se viu um negócio desses? Um incircunciso desafiar o exército de Israel, povo de Deus? Golias estava desafiando Deus, não apenas o exército que se preparava medrosamente para a batalha.

Saul, teoricamente, por ser o mais alto entre os israelitas, deveria descer à batalha, mas não fez isso. Não quero pensar no motivo para isso, pois creio que o plano de Deus era mesmo quebrar com a soberba do filisteu usando um baixinho ruivo com um cajado e um estilingue. É, Deus usa as coisas loucas pra confundir as sábias...

Admiro Davi também porque não se intimidou mesmo com a crítica de seu irmão. Por ser mais velho e ‘experiente’ nas frentes de batalha ao lado de Saul, Eliabe humilhou Davi. O harpista, entretanto, não deu ouvidos, e dispos-se a batalhar com Golias, e vencer. O filisteu desafiou Deus, e o próprio Soberano o entregaria nas mãos do filho mais novo de Jessé.

Davi lutou e foi vitorioso. Venceu, por Deus, os que afrontaram seu Deus. Essa história é muito usada para encorajar as pessoas a vencerem os gigantes da vida. Há livros e mais livros, pregações e mais pregações sobre vencer na vida, ultrapassar os limites. Todavia, quero lhe levar a uma reflexão diferente. Muitas vezes pessoas desafiam nosso Deus, desafiam nossa fé. São palavras duras. Às vezes, nos chateamos, chegando-nos até a nos questionar sobre tudo que cremos. Dia desses eu mesmo passei por um desses apertos. Uma daquelas pessoas que tem a ciência como religião começou a ofender o cristianismo aos meus ouvidos.

Agora, vendo a história de Davi, vi que ele não deu ouvidos às palavras contrárias à sua caminhada que visava vencer o gigante. Acredito que o maior gigante para nós nesse mundo tão pecaminoso e sujo é manternos no Caminho. São tantas coisas que tentam nos empurrar, derrubar, fazer voltar ou apenas olhar para trás. É difícil – se você acha isso, saiba que não está sozinho. Faz parte da caminhada. Mas a vitória, ao fim, já está ganha. Veja o gigante já vencido, pois quem luta por você é o Senhor. Quem desafia Deus não tem uma vida de felicidade, e se não se arrepender, seu fim não será bom. Avance rumo ao Alvo. Não ouça quem desafia nosso Deus ou nossa fé. Olhe para frente. A batalha já está ganha. Quem desafia quem serve a Deus desafia o próprio Altíssimo.

Por Luiz Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário