terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ANO NOVO: OPORTUNIDADES NOVAS


Por vezes nos pegamos fazendo uma listinha de novos propósitos para o novo ano. E os objetivos variam bastante em grau de importância, de investimento de tempo ou de qualquer outro recurso que se faça necessário. Leituras, estudos, melhora da forma fisica, um casamento, uma viagem, enfim: são muitos os propósitos do coração do homem (...).
Totalmente saudável e motivador é a construção ou o traçar de propósitos, metas e objetivos e muitos escolhem essa época de início de ano, em que sempre nos presenteamos com cadernos e agendas novas, para escrever em suas primeiras páginas os objetivos e metas para o novo ano, que requerem muitas vezes uma mudança radical de atitude.
Nessa ânsia por vitória e mudança de vida a Palavra de Deus é uma excelente lâmpada e porque não dizer, a lâmpada, capaz de nos orientar e nos instruir revelando a sempre a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a vida do homem.
Ocorre que muitas vezes não paramos pra apresentar ao Senhor nossos propósitos, seja por julgarmos que os mesmos já estão enquadrados nos padrões dEle, seja por julgarmos perda de tempo, e nesse ponto é sempre importante lembrar das palavras do sábio Salomão que disse: O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. (Provérbios 16:9).
Por julgar puros os próprios pensamentos e propósitos o ser humano é sempre levado a lutar com as próprias forças pelo que deseja e, tão ligeiro quanto o primeiro passo, o da escolha dos objetivos, é o segundo: a escolha da melhor forma de alcançá-los.
O Senhor Jesus, certa vez, advertiu-nos que ao se começar a pensar em um determinado projeto e em como colocá-lo em prática, deve-se, antes de tudo, calcular o custo desse projeto para sabermos se teremos condição ou não de concluí-lo. Percebo a oração a Deus como um excelente meio de fazer esse cálculo para projetos que se deseja executar.
Uma oração sincera ao Todo-Poderoso, que conhece o coração do homem e que tem em suas mãos a chave de abrir e fechar portas, vale mais do que páginas e páginas de rabiscos acerca do quê e de como fazer. Quando se pede a Deus orientação acerca de projetos e desejos, permite-se que, através do Seu Espírito Santo ele transmita ao nosso coração, muitas vezes de forma silenciosa e branda, a vontade diretiva dEle.
Daí em diante o que fica é a certeza de se estar na direção certa e de ter todas as ferramentas e armas necessárias à luta. Não sem estar isento de ser atacado pelo desânimo e o desejo de desistir, mas quando se tem convicção de que Deus está ao seu lado, é bem mais fácil perceber essas “curvas do caminho” e se preparar antecipadamente para atravessá-las.
E se mesmo sob a orientação e aprovação do Mestre, ao longo da trajetória tomarmos caminhos diversos daqueles que ele planejou para nossos pés, estando mantida a comunhão com Deus seremos capazes de perceber, pelo Seu Espírito Santo, o que devemos renunciar e do que devemos desistir ao longo da caminhada. Quando se caminha com Deus ao nosso lado, dia a dia Ele vai transmitindo a receita, o método, e nos fortalecendo por sua graça e misericórdia fazendo-nos capazes de lutarmos e igualmente capazes de abrir mão de o fazermos com nossas próprias forças e do nosso próprio jeito.
 O desafio de manter-se firme nos propósitos traçados nesse inicio de ano, o desafio de não dobrar ou arrancar, ou simplesmente ignorar a primeira página da agenda onde porventura eles foram escritos, pode e deve ser superado, não sem que se lance mão da instrução, da graça, da força e do poder do nosso Deus.
E aqui reescrevo o “Feliz Ano Novo” desejando que sejamos felizes neste novo ano: conhecendo, aceitando, vivendo e perseguindo a vontade de Deus para as nossas vidas.
(Por Caroline Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário