terça-feira, 20 de setembro de 2011

A PARÁBOLA DAS SETINHAS


Dia desses eu e um amigo muito chegado discutimos sobre setas. Na verdade, para ficar mais claro, sobre correspondência. Em qualquer relacionamento, é necessária e louvável a correspondência. Como é chato e triste quando o amor ou a amizade só vem em um sentido. Na nossa conversa, veio a questão de ações. O que fazer para mostrar a correspondência? Como demonstrar a “setinha de volta”? Ora mais, nada mais simples do que fazer o que é agradável a outra pessoa. Quando há uma intimidade, os participantes dela se conhecem, sabem o que agrada e o que desagrada. Se a setinha em um sentido não está tão forte quanto no sentido contrário, é hora de corresponder, de mostrar que a relação não é individual, mas que é correspondida.

Estamos falando muito sobre relacionamento interpessoais. Se formos focar em nosso relacionamento com Deus, observaremos algo muito inacreditável. Uma seta gigantesca está em nossa direção. E quão gigante ela é: “Por que Deus amou o mundo DE UMA TAL FORMA que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna.”(Jo 3.16). Não há amor maior que esse! O maravilhoso amor de Deus! Quão grande seta está em nossa direção! Nos alcança, nos preenche, nos envolve... maravilhoso amor.

Quando pessoas não correspondem nossos sentimentos ficamos tristes. Imagine então Deus. Você pensa que ele não fica triste quando não aceitamos e correspondemos ao Seu amor? Ele nos deu o direito de rejeitarmos, mas essa não é a vontade dEle. “Pois Ele deseja que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Tm 2.4). Ele deseja que correspondamos ao Seu amor.

Mas como corresponder a Esse tão grande amor? Nós nunca conseguiremos enviar uma seta tão grande! Uma frase bem famosa que diz: “Não há nada que você possa fazer para que Deus te ame, e não há nada que você deixe de fazer que ele deixe de te amar.” Realmente, nada será suficiente para ‘igualar’ as setas. Ele nos ama de uma maneira completa. A única forma de ‘tentarmos’ corresponder a Ele é se nos rendermos completamente! Isso mesmo, total entrega. Dependência dEle, vida para Ele, entrega total! No nosso relacionamento diário, nossas ações serão para agradá-lo.

Ele tem ciúmes de nós. Ele nos ama e deseja nos ter completamente. Ele fica triste quando perdemos tempo em relacionamentos que atrapalhem o nosso com Ele. Ele deseja exclusividade! Será que ele está exigindo demais? Com um amor tão grande derramado em nossos corações, isso não é exigir! Inundados desse amor e dessa graça, que nos rendamos e digamos: “Somos completamente teus”.

Que nossas ações sejam para corresponder o amor de Deus. Que a cada dia nossa setinha sempre aumente. Que nossa rendição seja total! Ele nos amou e nos ama! Que o amemos também!

Cheio desse amor,

Luiz Pereira.

2 comentários:

  1. Amém!
    Temos o livre acesso com Deus.
    que procuremos sempre corresponder esse tao grande amor.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, devemos sempre estar atentos para que nosso relacionamento com Deus esteja forte e que a "setinha" esteja na direção correta!

    ResponderExcluir