quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RELACIONAMENTO COM DEUS PELA ORAÇÃO


O que Deus espera de nós?
Vejamos o exemplo do povo de Israel e de Moisés. Em Êxodo 3, Deus se manifestou numa sarça ardente, que não se consumia, a Moisés como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, ou seja, como o Deus da aliança com os patriarcas, como um Deus pessoal, um Deus que se relacionava com o homem. Deus disse a Moisés que ouviu o clamor de Israel, Seu povo (Ex 3.7), por isso estava chamando Moisés para sair da terra de Midiã e descer ao Egito. Deus libertaria o povo da escravidão. Moisés tentou dar um monte de desculpas, mas o chamado de Deus era maior.
Moisés desceu ao Egito, advertiu Faraó várias vezes, as pragas vieram e devastaram a terra, os primogênitos egípcios morreram e, enfim, os israelitas saíram da terra da escravidão. O povo passa pelo Mar Vermelho e Deus destrói o Exército Egípcio. Até aquele instante da história, Deus já havia se manifestado tremendamente àquelas pessoas, mas Israel chegou ao deserto, e as dificuldades começaram a bater à porta. O povo murmura por causa da sede (Ex 15.24), por causa da fome (Ex 16.3) e chegam a dizer que no Egito era melhor porque sentavam em frente às panelas de carne e se fartavam. Mas agora eram livres, enquanto no Egito eram escravos.
Qual era a atitude de Moisés nessas situações? Apresentar a situação a Deus (1Pe 5.7). Moisés buscava direção do alto, orava, conversava com Deus. Orar é ouvir e falar com o Pai, é estar em comunhão com Deus. Nós podemos orar a Deus em qualquer momento, mas precisamos entender algumas coisas sobre oração.
A Bíblia deixa claro que os ouvidos de Deus não estão surdos para não nos poder ouvir, mas existe um motivo que nos separa de Deus, o pecado que encobre nosso rosto (Is 59.1-2). Acontece quando desviamos nossos ouvidos de ouvir a Palavra (Pv 28.9) e contemplamos a vaidade em nossos corações (Sl 66.18), então, até nossas orações se tornam abominação para Deus.
Muitas vezes, pedimos e suplicamos a Deus por um motivo, então Ele responde para esperarmos e descansarmos nEle (Sl 37.7). Confie em Deus! Aconteceu com Daniel, ele teve que esperar 21 dias por uma resposta, a sua pode demorar mais ou menos, mas chegará. Se você estiver orando dentro da vontade de Deus saiba que suas palavras não estão sendo em vão (Dn 10.12-13).
A oração serve para que a vontade de Deus seja feita na terra, e não para que a nossa vontade seja feita no céu (1Jo 5.14-15). Peça dentro da vontade de Deus. Muitos não recebem porque não pedem, e quando pedem, pedem mal. Outras vezes Deus diz não, para não nos tornarmos soberbos (2Co 12.7-10). Deus se manifesta nas nossas fraquezas: quando estamos fracos é que somos fortes. Precisamos sempre depender de Deus.
Orações não são mágicas, nem truques para tentarmos barganhar com Deus ou obter algum favor em troca (Mt 6.5-8). Deus se agrada de sinceridade e não de hipocrisia. Também é importante agradecer (1Ts 5.18).
Além disso, um excelente motivo para orarmos é que Jesus orava (Mt 26.36).
(Por Jonathan Oliveira)

2 comentários:

  1. Louvado seja o Senhor pela oração, esse contato maravilhoso que temos com Ele!
    "A oração serve para que a vontade de Deus seja feita na terra, e não para que a nossa vontade seja feita no céu"
    Assim que devemos ter a nossa comunhão com o Senhor! Amém! Jesus é o Senhor!

    ResponderExcluir