quinta-feira, 19 de maio de 2011

(IN)GRATIDÃO


Talvez a minha vó tenha sido a pessoa mais grata que eu já conheci e que ainda vou conhecer. Era incrível: cada dia de sua vida ela estava agradecida. Talvez com dor, sofrendo algo, mas ela estava sempre grata. Se alguém lhe desse água, lhe disesse palavra boa, lhe mostrasse um sorrisso... isso era suficiente para minha vó ficar grata à pessoa, procurando retribuir essas boas ações.

Infelizmente, gratidão é algo que o mundo hoje pouco tem. É tão triste quando não estamos gratos com o que temos. É tão ruim quando nos achamos tão coitados na condição financeira que estamos ou mesmo no casamento que estamos, para citar poucos exemplos. As pessoas sempre desejam mais, e nunca estão satisfeitas. Sempre há um defeito. É difícil abrir a boca para dizer “Obrigado”. As pessoas esquecem de ações que alguém realizou em favor delas às vezes por algo tão bobo, e vão se enchendo de amargura e sequidão. O murmúrio torna-se comum e a tristeza chega – são corações ingratos.

Não é isso que o Senhor nos recomenda. Ele nos diz para sermos gratos em qualquer circunstância, pois essa é a vontade dEle para nossas vidas. Queremos tanto, mas agradecemos pouco. Mas devemos dar graças a Deus por tudo. Tudo veio dEle. Nada nos pertence. Veio dEle de presente a nós. Não entendemos às vezes porque estamos em tal situação, mas devemos ser gratos. Mesmo de olhos vendados, movidos por fé, devemos ter um coração agradecido.

Devemos também agradecer às pessoas que agem com bondade para conosco. Devemos deixar nossa individualidade e perceber que há pessoas que se importam conosco e que fazem de tudo para nos ver felizes. Talvez em sua vida haja poucas pessoas assim, mas seja grato pelas que há. Abra sua boca para dizer obrigado por menor ação de bondade demonstrada. É bom ser agradecido. Agradeça mais!

Seja grato ao Pai pela sua morte e ressurreição!
Seja grato pelo emprego que Ele te deu ou pelo desemprego que você está vivendo!
Seja grato pelo seu chefe, mesmo que ele seja tão chato!
Seja grato pela sua família, bênção de Deus em sua vida!
Seja grato pelos seus amigos, sempre presentes – para rir e para chorar!
Seja grato por que você pode se dizer cristão – há pessoas que morrem por isso!
Seja grato por que você tem acesso à Bíblia – quantos sonham com uma!
Seja grato pela comida que você come – muita gente morre de fome!
Seja grato pelo ar que você respira – a vida é um dom de Deus!

Que sejamos mais gratos, a Deus e ao próximo. Dá-nos, Senhor, um coração mais grato a ti!

Por Luiz Pereira

2 comentários:

  1. Como diz um verso de Jorge Camargo baseado num "dito" de Maria Tereza de Jesus:

    "Quem tem a Deus,
    Quem tem a Deus,
    Nada lhe falta
    Nada lhe Falta
    Só Deus lhe basta"

    ResponderExcluir